7 utilidades que o café têm e você não sabia

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      19/11/14 às 17h42

Depois que você faz aquele café quentinho que faz a casa toda cheirar, geralmente você joga fora o pó e fim. O que você não sabe é que, você está perdendo uma ótima chance de economizar dinheiro ao reutilizar os resíduos do café. Quer saber como? Confira nossa lista:

1 - Aromatizador

2

Se você deixar um pouco de café em um copo e colocar na geladeira, você vai evitar o mau cheiro que de vez em quando assombra seu refrigerador. Além disso, para eliminar o cheiro desagradável das mãos, basta esfregar um pouco de café nelas e, em seguida, enxaguar com água morna.

2 - Esfoliante

3

Graças à sua textura e a grande quantidade de cafeína, a borra de café é um ótimo esfoliante para a pele e reduz a celulite. Para este último uso, aconselha-se misturar o pó de café com óleo de coco e depois esfregar de forma circular na pele. Para esfoliar é preciso misturar o café com meia colher de sopa de azeite de oliva e esfregar na pele por alguns minutos e depois enxaguar.

3 - Adubo

4

O café é perfeito para fazer adubo. Pode ser usado em plantas que precisam de terra ácida. Ele fornece cobre, potássio, magnésio e fósforo. Além disso, misturar café moído com sementes de cenouras e rabanetes é benéfico para estes alimentos.

4 - Tratamento Capilar

5

Café deixa seu cabelo mais brilhante. Para a mágica acontecer, basta usar uma solução de água com café fria ou, pelo menos, à temperatura ambiente. Depois, basta lavar a cabeleira e deixar descansar por cerca de vinte minutos e, depois, enxaguar.

5 - Repelente de animais e insetos

6

O café é um ótimo repelente para formigas e alguns animais, especialmente gatos. Para formigas, basta espalhar o pó de café seco em locais onde elas se encontram. Para gatos, é melhor misturar café com cascas de limão e laranja para afugentá-los, já que este cheiro não é agradável para eles. Além do mais, esfregar um pouco de café úmido nos nossos animais de estimação afasta as pulgas. Útil, não é?

6 - Solução de limpeza

7

Por ser abrasivo e ácido, o café é usado como limpador de superfícies, especialmente da cozinha. Para isso, basta misturar o pó de café com água e sabão e aplicar em lugares que queremos limpar.

7 - Purificador de ar

8

Além de evitar mau cheiro, o café também funciona como um purificador de ar, já que seu sabor costuma ser forte e agradável. Para usa-lo como purificador basta colocar o pó de café num material poroso que permita que o cheiro do café se espalhe em todo o ambiente.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+