Entretenimento

Por que a ferradura é essencial para os cavalos e não para vacas?

0

Por que os cavalos precisam usar ferraduras para proteger o casco, mas as vacas não? Acredite ou não, essa dúvida é muito comum, principalmente entre as pessoas que nascem e crescem no campo. A resposta é bem simples, embora exista uma explicação mais complexa por trás: não é esperado que as vacas façam tantas coisas quanto os cavalos. É basicamente essa a explicação para o motivo.

Os cavalos são usados para montaria, ou seja, sempre andam mais, em lugares diferentes, inclusive na cidade. Então é preciso cuidar um pouco mais dos seus cascos e as pessoas acabam optando pela ferradura, que é essencial para o seu bem-estar. Os cuidados com seus cascos ajudam na produtividade do animal.

Os bois, quando eram muito utilizados como animais de tração no trabalho agrícola, quase sempre eram ferrados. No entanto, como eles têm os cascos divididos em dois, eram necessárias duas ferraduras separadas em cada pé. Atualmente, embora não precisem de ferraduras, as vacas precisam de uma atenção aos cascos e eles precisam ser podados pelo menos duas vezes por ano.

“Muitas vezes as pessoas falam sobre ferrado versus ferrado como se fosse uma competição”, disse Esco Buff, dono do Serviço de Ferrador Profissional da Esco Buff. “Não é um ou outro. É o melhor para o cavalo”, completou. Alguns cavalos possuem cascos mais fracos ou andaduras irregulares. Nesses casos a ferradura de fato serve para ajudar a estabilizar o animal.

Como surgiu a ferradura usada em cavalos

Mesmo que muitas pessoas não saibam, de fato, a data certa de quando surgiu a ferradura com pregos, sabemos que ela ficou popular na Europa por volta do ano 1000. Por muito tempo, os humanos desenvolveram várias formas diferentes de “proteger” as patas dos cavalos.

Os asiáticos, por exemplos, usavam um tipo de bota trançada para manter o casco do animal mais seguro. Enquanto isso os romanos criaram as “sandálias” de couro e metal. Isso aconteceu por milhares de ano até a popularização das ferraduras, que são usadas até hoje.

Cuidando desses animais

Embora digam que o cachorro é o melhor amigo do homem, para muitos sertanejos esse título é do cavalo. Eles ajudam a cuidar do campo, transportar comida e fazer viagens longas, além de que na história eles participaram de guerras por territórios. Sendo assim, ele é de fato um forte candidato ao posto de melhor amigo dos humanos.

Além disso, sempre estiveram presentes em competições esportivas. Por desempenharem um papel tão importante assim, faz muito sentido o cuidado com suas patas. Por isso, há milhares de anos as pessoas procuram os melhores métodos para manter seus pés seguros.

No caso dos cavalos, o casco costuma desgastar gradualmente conforte eles andam de um lugar para o outro, especialmente quando precisam andar em terrenos áridos e difíceis. Em caso de cavalos domesticados, a proteção precisa ser ainda mais cuidadosa.

Eles precisam de ferraduras para aumentar a força e durabilidade dos casos, visto que carregam o cavaleiro, puxam carruagem e cargas mais pesadas. Então, se não houver essa proteção nas patas, os cascos se desgastarão muito rápido, impedindo que ele desempenhe qualquer função.

As ferraduras ainda fornecem uma proteção extra para o animal contra lesões em terrenos duros. Evitam que os cascos enfraqueçam por causa do solo lamacento e úmido, comum em algumas regiões.

Fonte: Jornal do Campo

Esses são os 5 melhores filmes nacionais lançados em 2022

Artigo anterior

No Reino Unido, idosa de 93 anos é deixada no chão com quadril quebrado por 25 horas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido