Fatos Nerd

7 vezes em que o trailer “estragou” um filme de super-herói

0

Trailers são ferramentas essenciais para atrair o público a qualquer filme e/ou série. Eles são uma forma de marketing bastante efetiva e estão presente a mais tempo do que muitas pessoas imaginam. Sem YouTube, no começo os trailer eram exibidos apenas nos cinemas, antes da atração principal iniciar. Assim como todos os meios de comunicação e entretenimento, eles também tiveram de se adaptar à evolução do meio. Se antes as montagens dos vídeos continham cenas mais longas, com o tempo os cortes ficaram cada vez mais rápidos e secos.

Por muito tempo, os trailers tiveram uma voz de fundo, que narrava brevemente ao espectador a respeito da história do filme. Especialmente filmes da década de 1980 e 1990. Uma das vozes mais famosas entre o meio foi de Don LaFontaine, homem responsável por criar a lendária frase introdutória “In a world…”. A partir dos anos 2000 os trailers começaram a ficar ainda mais sérios e hoje, dependendo do filme, existe até anúncio para data oficial de seu lançamento. Por exemplo, atualmente as pessoas esperam muito mais o trailer de Vingadores: Guerra Infinita do que o próprio Natal.

No mundo dos super heróis, os trailers se tornaram tão desejados quanto os filmes. Por isso, acertar nos vídeos é um trabalho fundamental. Algo que nem sempre acontece. Os trailers foram desenvolvidos para chamar a audiência para o cinema, deixar as pessoas curiosas e interessadas por mais. Sua função é servir como isca. No entanto, muitas vezes o plano não sai como imaginado. Alguns trailers acabam revelando mais do que deveria do filme e, dessa forma, desaponta o público quando assiste ao filme. A seguir, selecionamos filmes de super heróis que deveriam ter repensado sua montagem.

1 – X-Men: O Filme

De certa forma, o filme inaugurou a atual safra do gênero. Na época, ele era uma novidade incrível para os fãs de quadrinhos e heróis. Assim, quando o primeiro trailer foi liberado a euforia tomou conta de todos. Ver pela primeira vez em live action Jean Gray, Ciclope, Professor Xavier, Magneto e Wolverine foi tão mágico que as pessoas nem se importaram em pensar que o trailer mostrou todas as cenas de ação do filme. A produção conseguiu compilar em dois minutos de vídeo praticamente todos os confrontos do longa.

2 – Vingadores: A Era de Ultron


Mais fraco que seu antecessor, A Era de Ultron pecou ao vender um filme e entregar outro. Com um tom mais dramático e desesperador, o trailer apresenta uma equipe sem esperança, quebrada e quase impotente frente a um vilão que não possui rédeas. A batalha em Sokovia mostrada no vídeo deixa a entender que acontecerá no meio do filme e que os heróis precisaram de muito esforço para derrotar o inimigo. Um antagonista que, pelo trailer, soa ser muito mais ameaçador do que realmente foi.

3 – Deadpool

O trailer de Deadpool não entregou o filme, mas conteve toda a cena inicial do personagem. Seria possível encaixar diversas cenas com Wade Wilson sarcástico, romântico e mortal sem precisar mostrar toda a sequência de abertura. Claro, a empolgação de ver o verdadeiro Deadpool agindo como tal foi muito animador. O trailer não chegou a estragar a experiência do espectador ao ver o filme, no entendo, este detalhe poderia ter sido revisto.

4 – Esquadrão Suicida

Assim como o filme, o trailer de Esquadrão Suicida é tão confuso quanto. Ele começa mais sombrio e dramático, exceto pelas cores da a Warner Bros. jogou nas logos. Apenas para em sua metade trocar completamente o tom. A música muda o ritmo e as imagens seguem sua linha. Os – teoricamente – vilões se apresentam mais engraçadinhos. Não fica estabelecido qual antagonista a equipe vai enfrentar, apenas que Coringa aparecerá no filme. Em análise, o trailer em si é um pouco confuso. Mas de novo, assim como o resto do filme.

5 – Thor

Outro trailer da linha “promete, mas não cumpre”. O vídeo chega a ser bem feito e passa a impressão de que o filme seria algo para ser levado a sério. Mais sombrio, com um tema mais adulto, abordando a difícil arte de amadurecer e as complicações que qualquer família está sujeita. No fim, o trailer foi melhor que o filme.

6 – Lanterna Verde

Complicado encontrar algo certo em Lanterna Verde, a começar pelo trailer. O vídeo deveria mostrar a real natureza do filme e não iludir tanto sua audiência. Ryan Reynolds já mostrava que nasceu para ser Wade Wilson assim que interpretou Hal Jordan. O trailer mostra tudo o que os fãs gostariam de ter visto no filme, um personagem dúbio que supera seus medos para preencher seu papel no universo. O filme foi pelo caminho das piadas excessivas, figuras pouco exploradas, história mal contada e um uniforme duvidoso.

7 – Batman vs. Superman: A Origem da Justiça

Claro, não poderia faltar! O(s) trailer(s) de Batman vs. Superman talvez seja o maior erro da Warner Bros./DC em filme do gênero. O primeiro trailer teve mais de três minutos e mostrou inúmeros momentos chaves do filme. Sem nenhum pudor, ele mostrou simplesmente todos os personagens que aparecem no longa. Algumas vezes um pouco de suspense é tudo que o público precisa para ficar curioso. Sem perdão, o filme revelou até mesmo seu vilão.

Concorda com a lista? Lembra de mais alguma trailer que tenha, de certa forma, influenciado negativamente a experiência de ver o filme? Então não deixe de compartilhar com a gente sua opinião.

7 filmes que receberam 0% de indicações no Rotten Tomatoes

Matéria anterior

7 segredos de se morar na Antártida

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos