7 vezes em que seriados previram o futuro
Tempo de leitura:4 Minutos, 8 Segundos

7 vezes em que seriados previram o futuro

De várias formas diferente, a televisão está sempre nos vendendo o futuro. Sempre que você está passando pelos diferentes canais, encontra mensagens em programas, noticiários e programas de ficção que tentam nos prometer alguma imagem do futuro, seja pautado na realidade ou na imaginação dos roteiristas das séries e filmes.

Na maioria das vezes, as previsões podem estar erradas, mas nos últimos anos, várias séries têm acertado sobre eventos futuros em seus roteiros. São eventos que tem a ver com personagens importantes para o destino do mundo a fatos culturais que foram explorados em tramas de ação, drama, ciência ou mesmo comédia.

Veja algumas das séries que acertaram sobre o mundo do futuro em seus roteiros e chocaram o mundo por conta de suas coincidências.

1 – Parks & Recreation

1

Num episódio da última temporada de Parks & Recreation, os personagens vão até Chicago no ano de 2017. Durante a viagem, Lucy diz que a cidade vive um ótimo humor desde que o Chicago Cubs ganhou a World Series. O episódio foi ao ar em 2015, bem antes do time realmente ganhar o campeonato de baseball dos Estados Unidos. Poderia parecer só uma coincidência comum, não fosse o fato da equipe não vencer o mesmo torneio há mais de 100 anos, tendo ganhado pela última vez em 1908.

2 – Quantum Leap

2

Quantum Leap foi uma série de ficção científica que passou no início da década de 90 e conseguiu prever o resultado do Superbowl XXX, que só foi acontecer no ano de 1996. NA série, o personagem Sam está assistindo à final do campeonato de futebol americano de um tempo no futuro. No jogo roteirizado, o Pittsburgh Steelers está perdendo por apenas três pontos enquanto disputa a final. Seis anos mais tarde, no verdadeiro jogo, os mesmos Pittsburgh Steelers perderam para os Dallas Cowboys, exatamente por três pontos de diferença, com um placar final de 20-17.

3 – Star Trek

3

Em várias oportunidades, Star Trek explorou conceitos sociais ou tecnológicos que vieram a se tornar realidade em nosso mundo. Em uma dessas oportunidades, a série foi capaz de prever o pouso do homem na lua. Num episódio que foi ao ar em 1967, a Enterprise viajou no tempo e interceptou uma mensagem de rádio da NASA que mencionava o lançamento de um foguete numa missão espacial rumo à lua numa quarta-feira. Dois anos depois, a missão Apollo 11 realmente aconteceu, levando o homem até a lua numa quarta-feira.

4 – Scrubs

4

Há poucos anos, Osama Bin Laden podia ser considerado o homem mais procurado em todo o mundo. Enquanto autoridades buscavam pelo líder da al-Qaeda, a série Scrubs mencionou a guerra do Iraque e diz que a busca pelo terrorista deveria acontecer no Paquistão. No episódio, que foi ao ar em 2006, a localização parecia apenas uma piada que citava um lugar improvável, mas cinco anos depois o exército americano realmente conseguiu rastrear Bin Laden, exatamente no mesmo território mencionado na série.

5 – Person of Interest

5

Edward Snowden se tornou uma personalidade conhecida em todo mundo depois que, em 2013, vazou informações de que a NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, estava vigiando os cidadãos e invadindo a privacidade de cada um deles. Um ano antes da revelação, no entanto, a série Person Interest exibiu um episódio em que um funcionário da NSA descobre um programa de vigilância em funcionamento, exatamente como Snowden fez um ano depois.

6 – Os Pistoleiros Solitários

6

Pistoleiros Solitários é uma série derivada de Arquivo X que durou pouco tempo, mas o suficiente para prever alguns aspectos dos atentados de 11 de setembro. Num dos episódios, existe uma conspiração sobre um avião que irá atingir o World Trade Center. O episódio foi ao ar em 2001, mesmo ano do atentado real, apenas seis meses antes do episódio. Na tentativa de criar uma emocionante história, a série acabou explorando um conceito que viria a acontecer de verdade e chocar todo o mundo.

7 – Black Mirror

7

Black Mirror tem conquistado cada vez mais espaço com o lançamento de uma nova temporada na Netflix. Bem antes disso, no entanto, seu primeiro episódio ia ao ar em 2011 relatando um absurdo episódio em que o primeiro ministro britânico precisa fazer sexo com um porco em rede nacional para salvar um membro da família real. Anos depois, quando a biografia do primeiro ministro David Cameron chegou às livrarias revelando que ele teria feito coisas impronunciáveis com porcos durante a faculdade.

Bônus: Simpsons

8

Recentemente as previsões do Simpsons se tornaram memes na internet, depois que espectadores e fãs do programa apontaram que o show já havia previsto a eleição de Donald Trump anos atrás. Além dessa, foram várias outras previsões que a gente já explorou numa matéria dedicada inteiramente a isso.

Coincidência ou premonição? Não temos como saber, mas é realmente impressionante que tantos fatos reais tenham sido explorados na ficção, nos avisando sobre o futuro sem que a gente percebesse. Qual você achou mais interessante?