Curiosidades

7 vídeos que se tornaram virais antes da Internet

0

O famoso YouTube nem sempre existiu. O maior portal de vídeos, na verdade, nem existe há tanto tempo assim. O domínio tomou conta da internet somente depois do surgimento das câmeras digitais. Em contrapartida, isso não significa que, na época, não havia vídeos famosos. Pelo contrário, existia uma gama.

Isso mesmo, antes do YouTube, e até mesmo antes da Internet, havia um monte de vídeos que tornaram virais. Esses, basicamente, eram difundidos pelas instituições educacionais ou, acredite ou não, festivais. Pensando nisso, compilamos, aqui, uma lista com sete deles. Confira, agora, quais foram os vídeos mais famosos antes do nascimento do YouTube e da internet.

1 – Reefer Madness

“Reefer Madness” é um clássico filme educacional, que foi produzido na década de 1930, para ser exibido nas escolas norte americanas. O vídeo foi feito para alertar os jovens sobre o uso da marijuana. Nele, o conteúdo relaciona a maconha com a loucura e a violência. Pelo sensacionalismo que o ilustra, tornou-se um clássico. Além disso, até ganhou uma versão cômica/musical em 2005.

2 – The Exploding Whale

Era para ser apenas uma matéria para um telejornal local de Oregon, nos Estados Unidos, mas o vídeo tornou-se viral. Foi famoso por mais de 40 anos. A produção eternizou as memórias do repórter Paul Linnman, que cobriu a explosão de uma baleia. Sim, é exatamente isso. No dia 11 de novembro de 1970, uma enorme baleia cachalote encalhou na praia. Na época, as autoridades de Florença ficaram sem saber o que fazer. O animal estava morto, mas era pesado demais para ser retirado ou devolvido ao mar. Nesse ínterim, a solução, acredite se quiser, foi explodir o cadáver.

3 – Heavy Metal Parking Lot

O documentário, dirigido por Jeff Krulik e John Heyn, analisa o comportamento de um fã de heavy metal, na década de 1980. Os diretores colocaram uma câmera no estacionamento de um ginásio, onde iam tocar o Judas Priest e o Dokken. A partir daí, os micos dos headbangers foram muitos. O resultado? Bom, o filme é considerado um clássico do cinema caseiro e é um item obrigatório em qualquer ônibus de turnês. Era, além disso, um dos filmes preferidos do Nirvana.

4 – Superstar: The Karen Carpenter Story

No filme Superstar: The Karen Carpenter Story, de 1987, o diretor Todd Haynes usa bonecas Barbie, para narrar a vida da cantora, dona de uma voz única e de um final trágico. Ao retratar a vida e a morte de Karen, o filme-curta também tornou-se uma das primeiras peças artísticas a falar sobre anorexia. Além disso, a obra é um dos primeiros filmes do aclamado diretor de Todd Haynes.

5 – Bambi Meets Godzilla

https://youtu.be/BXCUBVS4kfQ

Criado pelo cineasta Marv Newland, em 1969, “Bambi Meets Godzilla” foi um dos primeiros vídeos a se tornar viral, antes do surgimento da internet. O curta-metragem mostra o famoso personagem da Disney pastando tranquilamente quando, subitamente, é impiedosamente esmagado por um pisão de Godzilla. O filme foi produzido quando Newland ainda era estudante do Art Center College of Design, em Los Angeles, porém, ele desistiu da ideia inicial de seu projeto, que era realmente filmar o esquete.

6 – Hardware Wars

A paródia sempre viveu existiu. Prova disso é o filme Hardware Wars. Esse produção, especificamente, surgiu quando o primeiro filme da saga Star Wars ganhava seu estrondoso lançamento. Hoje, é um clássico. Hardware Wars é tão importante na história do fanfilm, que ele próprio já foi parodiado algumas vezes, uma delas, com os tradicionais blocos de Lego. Além disso, o curta, de apenas 13 minutos, ganhou 15 primeiros lugares, nos mais diversos festivais de filmes e é considerado como o mais lucrativo da história

7 – Winnebago Man

Wannebago Man é um documentário que aborda celebridades instantâneas. Aqui, a personagem principal é Jack Rebney. Jack Rebney era um dos muitos apresentadores de infomerciais, na TV americana, durante os anos 1980 que, como qualquer um, lamentava os problemas ocorridos ainda com a câmera ligada. Mas sua reação era sempre irritadiça e, um dia, alguém da produção do programa compilou os melhores momentos, em um vídeo que começou a circular em fitas VHS. Virou sucesso.

China liga o seu telescópio gigante caçador de aliens

Matéria anterior

Cidade mineira de Monte Verde é uma das 10 mais acolhedoras do mundo. Confira outras selecionadas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications