• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que incrivelmente eram permitidas nos anos 90

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      13/06/16 às 19h07

Apesar de uma época complicada, tanto na política quanto no aspecto social, os anos 90 foi um período bizarro, e se tratando de alguns pontos como permissão para algumas coisas e outras não. Comparando-se com o cenário atual, muita coisa que acontecia lá atrás, hoje, já é vista com outros olhos e com foco mais atento. Hoje se discute muito a questão da pedofilia, da objetificação da mulher e até a apologia ao crime ou mesmo a discussão sobre a redução da maioridade penal, coisas que não eram tão repercutidas naquela época.

Bom, quem viveu nos anos 90 sabe das coisas malucas que se podiam fazer naquela época, e nós, da Fatos Desconhecidos, fomos atrás das coisas mais absurdas que nós podíamos fazer nos anos 90 e que hoje são proibidas. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas que incrivelmente era legalizadas nos anos 90:

1 - Andar de moto sem usar capacete

motosemcapa

Regras para o uso da moto variam de países em países, e no Brasil uma das exigências da lei para a segurança dos motociclistas é o uso do capacete. A lei foi criada no dia 19 de maio de 2003 e diz o seguinte: "É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado." Agora imaginem quantas pessoas morreram nos anos 90 por não ter usado capacete?

2 - Fumar em qualquer lugar

002

Vocês se lembram quando as pessoas podiam fumar dentro de supermercados, shoppings, ônibus ou avião? Bom, os anos 90 realmente era uma doideira, e as pessoas fumavam aonde quisessem. No Brasil, a proibição do uso do cigarro em lugares públicos foi feita no dia 15 de julho de 1996, e diz o seguinte: "É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público." Bom, todos nós sabemos que essa lei demorou muito a ser cumprida, mas hoje quase todas as pessoas respeitam.

3 - Beber dirigindo

003

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem a consciência de que dirigir bêbado é uma ação que pode tirar a sua vida e também a vida de outras pessoas. Bom, nos anos 90 a coisa era bem diferente, imaginem um final de festa e todas as pessoas saindo das festas completamente embriagados e sem ter medo de blitz? Nos anos 90 isso podia, e só foi proibido no ano de 1997.

4 - Dirigir sem o uso do cinto de segurança

004

Amigos, agora imaginem as pessoas andando de carro bêbadas e sem o cinto de segurança? Essa é mais uma prova de que dos anos 90 para trás a vida era muito louca. Realmente o cinto de segurança é um item que pode salvar uma vida, e seu uso só foi obrigatório no final dos anos 90. A obrigatoriedade de utilização do cinto de segurança, para todos os ocupantes de veículos, só foi criada no ano de 1997, e até então, o cinto era obrigatório apenas nas rodovias.

5 - Mulheres de 17 anos podiam pousar para a Playboy

001

Provavelmente a maioria de vocês nunca nem viu essa Playboy, mas como todos vocês sabem e nós não precisamos nem falar, é proibido um menor de idade posar para a Playboy. Mas nos anos 90 era diferente, pois se a Luciana Vendramini nasceu em dezembro de 1970 e foi capa da edição de dezembro de 1987, se fizermos as contas nós vamos descobrir que ela tinha apenas 17 anos e já era capa de uma revista masculina.

6 - Fazer propaganda de cigarros

Hoje as campanhas para parar de fumar são feitas em todos os lugares, inclusive nas próprias carteiras de cigarro. Nos anos 90, a propaganda de cigarro era normal, como no vídeo acima, e o Governo Federal proibiu a propaganda de cigarros e todos os derivados de fumo no dia 28 de dezembro de 2000, no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

7 - Pirataria

06

E a pirataria? Vocês realmente acham que a pirataria era proibida nos anos 90? Ficam vocês sabendo que não, era totalmente legalizada. A pirataria só foi proibida no ano de 1998, onde garantia os direitos autorais, a proteção de cultivares e a proteção de propriedade intelectual de programa de computador.

8 - Criança andar de carro no banco da frente

07

As crianças antigamente podiam andar tranquilamente no banco da frente, e provavelmente isso matou muitas crianças por aí. No Brasil, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97 | Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), foi estabelecido o seguinte: "As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN."

E aí amigos, acham que os anos 90 realmente era uma doideira? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+