Curiosidades

Oito coisas proibidas no Brasil, mas permitidas no restante do mundo

0

Viajar é uma coisa boa e a maioria das pessoas gosta. Conhecer outros lugares, outras culturas, ver como as pessoas veem o mundo e como se comportam. Basicamente, é uma experiência enriquecedora. Sair do seu país ou visitar outros lugares, é uma das coisas em que você gasta dinheiro e fica mais rico. Ao menos, culturalmente. No entanto, nem tudo que é aceito no Brasil é no restante do mundo e vice-versa.

Justamente por isso que antes de sair para algum lugar fora do país é essencial estudar um pouco a parte mais jurídica dos locais. Dessa forma a pessoa pode evitar gafes legais e ter a certeza que as surpresas que encontrará em algum outro país serão boas. Para se ter uma ideia, existem coisas que são proibidas no Brasil, mas que no resto do mundo são permitidas. Saiba algumas delas.

Proibidas no Brasil

JusBrasil

1 – Detectores de radar

No nosso país, ter detectores de radar nos veículos é uma infração. Contudo, nos EUA essa realidade é bem diferente. Apenas no estado da Virgínia e nos territórios militares designados usar dispositivos assim também é proibido, mas no restante do país é liberado.

2 – Bronzeamento artificial

No Brasil é proibido as câmaras de bronzeamento artificial por conta da relação delas com o aumento do risco de câncer. Entretanto, nos EUA elas são legais desde que a pessoa seja maior de idade, tendo algumas variações dependendo do estado.

3 – Passear com tanque de guerra

Para nós, somente pensar em uma coisa dessa é algo estranho. Contudo, nos EUA, a possuir e conduzir veículos blindados militares é algo permitido. Além disso, esse tipo de veículo pode circular de forma livre, desde que esteja com a documentação correta.

4 – Narguilé

Por aqui, o narguilé é proibido em espaços públicos, podendo acarretar em agravantes penais se menores de idade estiverem envolvidos. Ao contrário disso, no norte da África e no Oriente Médio, o uso do narguilé faz parte das tradições culturais e por conta disso tem uma legalidade sem ressalvas.

5 – Prostituição

A prostituição no Brasil é uma atividade que está à margem da legalidade e parece não ter nenhuma perspectiva de reconhecimento jurídico. Já na Austrália, Alemanha e Holanda, ela não é somente legalizada como também é regulamentada, ou seja, os profissionais do sexo tem os seus direitos trabalhistas assegurados.

6 – Consumir carniça

Mesmo que não seja uma coisa proibida por lei, existe uma aversão geral dos brasileiros em consumir carniça. Contudo, nos EUA, isso é uma prática legalmente aceita, exceto em alguns estados, e sancionada no que se conhece como “roadkill”.

7 – Regulamentação de armas

No Brasil, o debate sobre posse de armas é bastante intenso e fica ainda mais acalorado nos períodos eleitorais. Enquanto que nos EUA, a decisão sobre esse assunto cabe a cada estado. Por exemplo, em Massachusetts ele é proibido, enquanto que no México é permitido armas em casa com restrições da Secretaria da Defesa.

8 – Pirataria digital

Pode não parecer, mas no Brasil é uma atividade ilícita comercializar e adquirir produtos piratas e baixar conteúdos protegidos por direitos autorais. No entanto, no Canadá, mesmo a pirataria digital sendo ilegal, a “pena” máxima para quem for pego é um aviso para parar porque não existe uma legislação específica para o delito.

Fonte: Meu valor digital

Imagens: JusBrasil

Crânio de 4,5 mil anos encontrado na Espanha passou por duas cirurgias

Artigo anterior

Pela 1ª vez, Brasil registra áreas áridas de deserto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido