• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que todos deveriam apagar das suas redes sociais

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      16/04/18 às 19h10

As redes sociais acabaram tornando públicas muitas coisas que, na verdade, deveriam ser pessoais. A maioria das pessoas acaba não medindo aquilo que é publicado em suas páginas e se exibindo excessivamente para desconhecidos. O que, para a sua própria proteção, deveria ser mediado com mais cuidado. Afinal, é da sua vida que estamos falando e, com ela, todo cuidado é pouco em meio a sociedade que vivemos.

Como já tratamos antes, o Facebook, apesar de ter os seus pontos positivos, tem restringido a privacidade das pessoas e acaba sabendo mais da sua vida do que você poderia imaginar, incluindo fatos sobre o seu relacionamento. E, por esse motivo, é melhor que você evite postar algumas coisas em sua conta do Facebook. Ou, se estas já tiverem sido postadas, que elas sejam apagadas o quanto antes. Essas são algumas delas.

1 - Seu aniversário

Parece algo inofensivo ter a data do seu aniversário publicada abertamente, principalmente porque a maioria gosta de receber a atenção das pessoas nesse dia especial. Mas, já parou para pensar nas consequências disso? Muitas pessoas tem a sua data de nascimento como medida se segurança em bancos e outras contas importantes. O que acaba fazendo com que elas se tornem mais fáceis de se hackear e até mesmo que você tenha a sua identidade roubada.

2 - Número de telefone

Colocar o seu número de telefone lincado em sua conta do Facebook parece uma decisão sábia já que isso facilita o seu manuseio com a rede social mas, caso decida fazer isso, é melhor que ele não seja colocado no modo público. Ao fazer isso você está permitindo que qualquer pessoa possa te encontrar facilmente, incluindo pessoas de caráter questionável. Isso porque, ao nos registrarmos em diversos lugares, acabamos disponibilizando o nosso número e, se pesquisado, ele pode levar diretamente a sua conta no Facebook. Conseguindo, com isso, diversas informações sobre você.

3 - Fotos de crianças

Muitos pais acabam usando seus filhos para se dar bem nas redes sociais. Eles são expostos de diversas formas sem o seu consentimento, já que não sabem o que aquilo significa exatamente, e isso pode vir a prejudicá-los no futuro. Além disso, algumas fotos infantis podem acabar atraindo a atenção de pessoas estranhas e mal intencionadas. Que, juntamente com os outros tópicos, pode acabar se tornando algo perigoso.

4 - Sua localização

A maioria das pessoas utiliza o Facebook pelo Smartphone, 500 milhões, de acordo com relatos da TechCrunch em 2015. O que, de certa forma, acaba carregando um perigo escondido. O nosso celular está constantemente conectado a nossa localização e, por isso, a mesma acaba se tornando pública em alguns momentos. E, dizer abertamente aonde você está naquele exato momento pode ser algo perigoso. Isso pode atrair os olhares de pessoas indesejadas e até mesmo ameaçadoras.

5 - Queixas quanto ao seu trabalho

Muitas pessoas acabam usando as redes sociais como um grande diário. Mas, nestes momentos, é bom lembrar que eles são públicos e que os seus chefes podem estar vendo tudo que você posta por lá. Muitas empresas olham frequentemente a conta de seus contratados e em alguns casos, até fazem uma vistoria em sua conta antes mesmo de sua contratação. Ou seja, é melhor não expressar sua fúria abertamente, isso pode te atrapalhar no futuro.

6 - Foto de perfil comprometedora

Quando somos jovens é normal que usemos fotos alegres em festas como capa em nossas redes sociais. E, muitas vezes, elas acabam sendo acompanhadas por bebidas alcoólicas na tentativa de se mostrar mais "descontraído". Mas, como falamos anteriormente, muitas empresas olham as suas redes sociais para terem uma ideia sobre quem estão prestes a contratar. E, como você deve imaginar, ter uma foto assim não é interessante para o empregador.

7 - Status de relacionamento

Com a ideia atual de que tudo, para ser "real", deve ser compartilhado, questões íntimas acabam sendo expostas de forma banal. Os relacionamentos não são tão simples como gostaríamos e, em alguns casos, as pessoas acabam enfrentando dificuldades e passando por reviravoltas. Ter todas essas questões divulgadas não trará nada de benéfico para você ou para o casal. Afinal, nem todos querem o seu bem e podem acabar usando essas informações para fazer algo de ruim contra você.

8 - Aqueles "amigos"

Os moldes atuais, proporcionados pelas redes sociais, fazem com que muitos queiram atenção até mesmo daqueles que não conhecem de verdade. E, com base nisso, o professor de psicologia Robin Dunbar, da Universidade de Oxfordm, afirmou que as pessoas são capazes de manter apenas 150 relacionamentos saudáveis. Ou seja, qualquer coisa além disso não passa de exagero. E, ao excluir esses contatos desnecessários, você estaria promovendo uma relação mais saudável com as pessoas certas.

Essas informações são frequentemente divulgadas publicamente nas redes sociais e isso é um grande erro. As pessoas deveriam tomar mais cuidado com as coisas que postam em seus perfis para evitar problemas, concordam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+