8 coisas que você provavelmente não sabe sobre o Bob Esponja

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      20/03/15 às 20h57

O desenho animado Bob Esponja foi lançado em 2010 no canal Nickelodeon. Desde então fez cada vez mais sucesso entre crianças e também adultos. Três anos depois ele começou a ser transmitido em rede aberta e se popularizou ainda mais.

Apesar disso, existem algumas curiosidades sobre o desenho que quase ninguém conhece. A esponja que veste calça quadrada e seus amigos do fundo do mar escondem alguns mistérios. Veja quais são eles:

1. A ideia partiu de um biólogo marinho

b1

O criador da série se chama Stephen Hillenburg, ele é formado em recursos naturais com ênfase em biologia marinha, além disso ele também cursou artes. Depois da faculdade, ele lecionou no Ocean Institute, uma organização localizada na Califórnia, que se dedica a ensinar o público sobre a ciência e a história marítima.

Enquanto trabalhava no instituto, Stephen resolveu unir as suas duas paixões: o desenho e a vida marinha. Foi então que ele criou uma história em quadrinhos, The Intertidal Zone, que foi utilizada pelo instituto para ensinar os alunos sobre a vida animal em piscinas naturais.

Hillenburg criou vários personagens, que eram seres da vida subaquática. O personagem principal era "Bob, a Esponja", que antes se parecia com uma esponja do mar mesmo, e não como a conhecemos hoje.

O biólogo marinho deixou o instituto em 1987 para investir em seu sonho de ser animador, mas levou mais de 10 anos para que o Bob Esponja fizesse sucesso.

2. O nome original era Garoto Esponja

bob

Além de ter a aparência de uma esponja do mar real, outra coisa que sofre alterações foi o nome do desenho. Stephen Hillenburg deu o nome ao personagem de Garoto Esponja . No entanto, esse era um nome registrado de um esfregão de limpeza, então ele precisou mudar.

Stephen optou por manter o "esponja" no nome porque ele tinha medo de as crianças confundirem o personagem com um pedaço de queijo, por causa da cor amarela e textura do corpo.

3. A personalidade dele foi influenciada por alguns atores de comédia

jerry

Segundo o próprio criador da série animada, Bob Esponja foi inspirado nos atores de comédia Jerry Lewis, Stan Lauren e Paul Reubens. De acordo com o diretor criativo do desenho, Derek Drymon, Stephen queria criar um personagem com uma atitude jovem "de menino".

Tom Kenny, a voz do Bob Esponja, disse que Hillenburg inicialmente descrevia o personagem falando como uma pessoa meio menino meio adulto.

4. Patrick foi concebido para ser um dono de bar mal-humorado

patrick

A estrela do mar rosa e meio preguiçosa, pouco inteligente, mas com um bom coração, mora embaixo de uma pedra e tem Bob e Lula Molusco como os seus vizinhos.

Antes de surgir a personalidade final do personagem, ele era a princípio dono de um bar de beira de estrada, valentão e bastante mal-humorado.

5 . Lula Molusco não é tecnicamente uma lula

lula

Ao contrário do que muita gente pensa, Lula Molusco não é uma lula, mas sim um polvo, só que ele tem seis tentáculos. O criador do desenho, Stephen Hillenburg, resolveu construí-lo com seis membros.

Segundo ele, oito tentáculos poderiam emprestas um  visual muito pesado ao personagem.

6. O peixe que sempre grita "minha perna!" tem nome

Se lembra que sempre que existe um caos em algum episódio, existe um peixe que grita "minha perna!"?. Esse peixe tem nome e se chama Fred. O nome do personagem foi revelado no episódio "Patty Hype".

7. Existe uma paródia do desenho relacionada à maconha

bbb

Um estúdio de animação chamado Camp Chaos, criou em 2003 e 2004, uma série de duas temporadas para a VH1 e MTV2 chamada ILL-ustrated.

Um dos curtas animados criados para o show se chamava SpongeBong HempPants, em tradução livre, é algo como Cachimbo Esponja Calça de Maconha.

O curta foi uma releitura de Bob Esponja Calça Quadrada. Os personagens tinham a forma de folha e cigarro de maconha.

Apesar do sucesso, os curtas nunca foram veiculados na televisão, devido às preocupações sobre a rede Nickelodeon. No entanto, os episódios foram parar no YouTube, onde foram vistos mais de 6.300.000 vezes.

8. Grandes celebridades já fizeram vozes no desenho

deep

Durante as três primeiras temporadas, os atores veteranos Tim Conway e Ernest Borgnine fizeram as vozes dos dois super-heróis favoritos de Bob Esponja, Homem-Sereia e Mexilhãozinho.

Além disso, depois que Hillenburg renunciou ao cargo de comando geral do desenho, as vozes de Will Ferrel, Tina Fey, Robin Williams, Amy Poehler, Johnny Depp, Victoria Beckham, LeBron James, Pink e outras celebridades fizeram participações nas dublagens,  a fim de atrair mais adultos à audiência.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+