8 deformidades incomuns e exóticas que podem afetar o corpo humano

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      09/10/14 às 20h28

A garota da foto tem genu recurvatum, que faz com que a dobra dos joelhos seja invertida, muitas vezes permitindo até mesmo que a pessoa se locomova como um animal, como a garota da foto. Há diversas formas de tratar a doença, que geralmente é congênita mas pode ser originada por malformações durante os estágios iniciais da gravidez, acidentes na rótula do joelho e até mesmo paralisia cerebral ou esclerose.

A garota da foto, Ella Harper, ou a "Garota Camelo", como era chamada no circo onde trabalhava, viveu em 1870 e preferia andar dessa forma. Como ela, muitas pessoas sofrem de transtornos que mais parecem ter saído de uma história de ficção, mas, apesar disso, são pessoas como eu e você, que lutam para se integrar na sociedade e no mercado de trabalho. Conheça aqui outros transtornos físicos tão surpreendentes quanto o de Ella:

Hipertricose

1012

Esse estranho fenômeno, também conhecido como Síndrome de Ambras ou Síndrome do Lobisomem, é uma complicação genética que causa o crescimento exagerado de pelos no rosto e/ou corpo. Apesar disso, pode também ser adquirida ao longo da vida, em decorrência de outros fatores, como o câncer.

Até hoje há menos de 60 casos relatados na história, e suas vítimas lutam contra o preconceito e as superstições de pessoas que relacionam a doença com maldições e coisas do gênero.

Polimastia

bolha

A criação de seios em locais indevidos, que geralmente aparecem na "linha láctea", que vai do torso até a virilha, mas podem aparecer nas nádegas, costas e até no rosto, sendo até mesmo funcionais. Podem vir acompanhados de mamilos ou não, e são bastante raros tanto em humanos quanto em outros animais.

Politelia

0712

Já é o surgimento de mamilos "soltos", sem o tecido característico de um seio, e afeta em torno de 3% da população americana, incluindo celebridades que já admitiram ter a mutação, como Lilly Allen, Mark Wahlberg e Harry Stiles, da banda One Direction.

Neurofibromas

0612

A neurofibromatose causa problemas nos nervos subcutâneos, gerando tumores - geralmente benignos - em diferente concentração, dependendo da pessoa e do estágio de desenvolvimento da complicação. Podem cobrir totalmente a pele ou somente assemelharem-se à verrugas. Apesar de poderem ser adquiridos, geralmente são passados hereditariamente, com uma chance de 50% - pobres crianças.

Mãos de lagosta

0510

Ectrodatilia é uma condição que causa mãos em fomato de "garra de lagosta". Se houver a colagem de dois dedos em mãos ou pés, a condição geralmente não é genética, mas se acontecer em mais dedos, possivelmente é hereditária. Geralmente não afeta as pessoas que têm o transtorno além do visual, e não estão associadas a outros tipos de complicações médicas.

Síndrome de Eagle-Barrett

0412

Pessoas com esse problema têm a pele do abdômen extremamente fina, além de órgãos geralmente inchados, como a bexiga. O esqueleto, genitália e outros órgãos podem ser igualmente afetados, e a causa da condição é ainda desconhecida, apesar de possivelmente ser hereditária. Praticamente todos os casos aconteceram com homens, que raramente sobrevivem por muito tempo.

Aniridia

0211

Aniridia significa "sem íris", e geralmente afeta a capacidade de recepção luminosa, o que causa uma visão debilitada. Geralmente também vem acompanhada de outras complicações, como glaucoma e catarata. Acontece no primeiro trimestre da gestação, e é passada de pais para filhos com 50% de chance.

Chifres cutâneos

0110

O chamado cornu cutaneum acontece por função da queratina manifestada em formato cônico, ou, em palavras simples, um chifre é formado. Geralmente ocorrem em pessoas de pele clara e idade avançada, já que a pele delas é mais sensível. Chifres cutâneos geralmente estão associados a uma série de problemas, sendo que 20% deles representa câncer, e outros 20% representam alta probabilidade de um câncer vindouro.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+