Tomando como gancho o recorde histórico de indicações recebidas por Coringa, um filme inspirado por um personagem dos quadrinhos, resolvemos relembrar alguns dos melhores momentos dos filmes de super-herói na cerimônia do Oscar. Produções do tipo ainda são subestimadas pela Academia e pelos cineastas clássicos. No entanto, há mais de quatro décadas as adaptações de quadrinhos vem buscando se consolidar entre os “grandes” de Hollywood. Surpreendentemente, o filme dirigido por Todd Phillips conseguiu concorrer à 11 categorias. Ao passo que no ano passado, Pantera Negra entrou pra história após ser indicado à Melhor Filme, Coringa conseguiu repetir o feito. Além disso, o longa concorre à dois dos outros dos maiores prêmios, Melhor Diretor e Melhor Ator. Então, quanto o resultado não sai, vamos revisitar algumas vitórias dos filmes de heróis. Abaixo você pode conferir uma lista com algumas das produções que fizeram história na premiação.
Embora esse filme seja conhecido por uma geração específica de fãs, Christopher Reeves se mantém eternizado como Superman. Grande parte desse reconhecimento se deve à revolução proporcionada pelo filme do herói na década de 70. Na época, contando com um orçamento de 55 milhões de dólares, Superman se tornou o filme mais caro já feito. Assim como prometido pelo material publicitário da produção, o público não só acreditou, como viu um homem voar. Logo, o prêmio de Melhores Efeitos Visuais foi mais que merecido. No entanto, vale ressaltar que, além dessa vitória, Superman foi indicado em outras três categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.
Após Superman, o próximo filme de super-herói a ganhar um Oscar foi o Batman de Tim Burton. Contudo, em comparação ao filme de heroísmo à moda antiga do Homem de Aço, o longa de Cruzado Encapuzado era um neo-noir gótico e escuro. Será que foi daqui que Zack Snyder tirou sua concepção estética para o DCEU? Enfim, o estilo marcante do visual escolhido por Burton foi inspirado pelo expressionismo alemão e, ainda hoje, é considerado uma das adaptações de quadrinhos mais bonitas já vistas. Como resultado desse trabalho, o Oscar de Melhor Direção de Arte veio para a produção da Warner Bros. Além disso, posteriormente, Batman: O Retorno, sua sequência, também foi indicado à premiação. Contudo, os prêmios de Melhor Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem não chegaram ao longa.
Considerado por muitos um dos melhores filmes do lançador de teias, os prós relacionados à Homem-Aranha 2 são reforçados quando nos lembramos que esse foi o único live-action do herói a receber um Oscar. Assim como muitos entusiastas do longa apontam, essa produção apresenta uma das melhores cenas de toda a franquia. Sim, estamos falando da luta do Aranha contra o Doutor Octopus em um trem de alta velocidade. Aliás, isso pesou bastante para a escolha do filme como vencedor de Melhores Efeitos Visuais. Por fim, vale lembrar que Homem-Aranha 2 também foi indicado a melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.
Não é atoa que Cavaleiro das Trevas é amplamente defendido como o melhor filme de super-heróis de todos os tempos. Não há investimento em CGI da Marvel que supere a genialidade por trás da direção de Christopher Nolan. Até a recente divulgação dos indicados ao Oscar desse ano, a sequência de Batman Begins mantinha o recorde de uma adaptação dos quadrinhos com maior número de indicações. Concorrendo a oito categorias, o longa acabou levando apenas apenas duas. Mas não se deixe enganar, com a vitória póstuma de Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante, foi a primeira vez que um filme de super-herói ganhou uma das grandes categorias. Ademais, as outras categorias as quais a produção foi indicada foram: Melhor Direção de Arte; Melhor Fotografia; Melhor Mixagem de Som; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Maquiagem e Melhor Edição.
Após a compra da Marvel pela Disney em 2009, a Casa do Mickey Mouse adquiriu não só os direito sobre o MCU como também pôde passar a desenvolver animações baseadas no conteúdo da Casa das Ideias. Pois bem, como resultado disso tivemos Operação Big Hero, o primeiro longa animado originado por esse negócio. Embora a história por trás do filme não seja tão popular, o mesmo contou com uma recepção positivamente colossal. Só para ilustrar, o sucesso foi tamanho que o filme ganhou um spin-off para TV que já conta com duas temporadas. Por fim, como era esperado, esse clássico instantâneo da Disney ganhou o Oscar de Melhor Animação.
Contrariando as avaliações das críticas e do público, Esquadrão Suicida faturou impressionantes 746 milhões de dólares. Considerando que o longa foi realizado com um orçamento de 175 milhões, essa foi uma grande conquista. No entanto, o que realmente nos surpreendeu foi o fato da produção ter levado para casa o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados, ainda mais sabendo que ela competiu com Star Trek: Sem Fronteiras. De qualquer forma, isso gerou uma grande repercussão, pois o DCEU conseguiu um Oscar em sua primeira indicação, enquanto o MCU já havia sido indicado oito vezes e não tinha levado nenhuma estatueta pra casa.
Embora seja uma adaptação de uma história da Marvel Comics, Aranhaverso foi produzido pela Columbia Pictures e pela Sony. Ao passo que nassa as aventuras de Miles Morales, o filme é ambientado em um multiverso, onde vemos versões alternativas do Homem-Aranha. Ademais o desenvolvimento, que se estendeu por quase quatro anos, contou com 140 animadores, consolidando a maior equipe já usada em um filme da Sony Pictures Animation. No fim, todo o trabalho valeu a pena, pois além dos 359 milhões faturados, o filme recebeu elogios por sua animação, personagens, história, dublagem, humor e trilha sonora. Ufa, depois dessa enorme lista de enaltecimento, só faltava um Oscar pra melhorar. Então, não demorou para que a Academia reconhecesse a qualidade de Aranhaverso e desse ao longa o tão merecido prêmio.
No ano passado, Pantera Negra fez história não só por levar um Oscar para o MCU, mas por se tornar o primeiro filme de super-herói a disputar o prêmio mais cobiçado de Hollywood. Sim, estamos falando da indicação do longa de Ryan Coogler à categoria de Melhor Filme. Considerando a importância do debate levantado pela produção, sua elogiada ideia de afrofuturismo e a inigualável apresentação de Wakanda, não teria como a Academia deixar esse longa passar despercebido. Por isso, suas sete indicações ao Oscar não poderiam ter sido mais merecidas. Assim, além das vitórias em Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, o longa de T’Challa, concorreu em Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. No fim, mesmo não tendo levado o prêmio de Melhor Filme pra casa, Pantera Negra revolucionou não só os filme de heróis, como toda a indústria cinematográfica.
E então, o que achou da seleção? Sentiu falta de alguém? Acha que Coringa vai levar quais prêmios pra casa? Compartilhe sua opinião com a gente.