8 mitos populares que podem ter te enganado

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      11/09/15 às 09h44

Essa matéria vai falar sobre mitos populares. Qual mito popular você acredita? Quais os mitos que você mais escuta falar?

Mande para gente nos comentários, ao final da matéria. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você 15 mitos populares que você provavelmente acreditou a vida toda (clique aqui e veja a matéria).

Em algum momento de nossas vidas, você já chegou a acreditar na existência de alguma história popular, mito ou lenda, não importa se você é uma pessoa crédula demais ou cética.

Separamos para você uma listinha com alguns mitos populares que você acredita ou acreditou e que podem ter te enganado e você não sabia.

Confira:

1 - "Sentimos o gosto diferente em diferentes partes de sua língua"

o-que-a-cor-da-lingua-e-seu-aspecto-dizem-sobre-sua-saude-5

A língua fica localizada na parte ventral da boca e é o órgão responsável pela deglutição dos alimentos, pela fala e é relacionada ao sentido do paladar. E em relação ao gosto há um mito muito comum: sentimos gostos diferentes em diferentes partes da língua. Isso é um mito. O ser humano sente todos os gostos em todas as partes da língua.

2 - "Você tem que esperar 24 horas para relatar uma pessoa desaparecida"

385254_1

Esse é um mito tradicional falso. É possível relatar o desaparecimento de uma pessoa em qualquer ponto que desejar.

3 - "Sal faz a água ferver mais rápido na panela"

vitao-alimentos-integrais-alimentacao-saudavel-sal-marinho-sal-refinado-diferencas

Esse mito é provado cientificamente ser impossível, mesmo com alguns chefs de cozinha afirmarem que é verdade. O sal aumenta o ponto de ebulição da água, o que significa que ele leva mais tempo para ferver.

4 - "Cães suam pela saliva"

1424785_90903549

Ao avistar um cachorro com a língua para fora a primeira coisa que se pensa é que ele está cansado, mas não é bem isso. Não é suor pela língua que eles exalam. Os cães suam pelas patas.

Segundo o Hypscience, "eles vazam saliva por outra razão: biomecânica simples. A saliva viscosa, tanto na nossa boca, quanto na boca de cães, contém enzimas digestivas que ajudam a quebrar os alimentos, bem como molhar a garganta para suavizar o processo de engoli-los."

"5 - A donzela de ferro era um instrumento de tortura medieval"

iron-maiden

Mito. As donzelas de ferro eram criações feitas durante o século 18 apenas para criar sensacionalismo em circos. Esse temível caixão feito de ferro e munido de espetos sequer tem sua existência registrada no período medieval.

6 - "O vidro é um líquido"

Vidros Temperados Slide

Apesar de parecer ser um líquido, o vidro é um sólido amorfo. O método mais utilizado de fabricação desse objeto é o de fusão/resfriamento, no qual são misturadas substâncias em pó que são levadas a um forno a uma temperatura acima de 1500ºC.

A mistura se funde, vira uma massa pastosa parecida com a do mel e depois é modelado e resfriado para atingir o formato que se deseja ter.

7 - "Não vestir uma jaqueta no frio vai te deixar doente"

jaquetas

O frio não interfere. Gripes e constipações são causadas por vírus e a temperatura não afeta a probabilidade ou a capacidade do corpo para resistir a eles.

8 - "Vitamina C cura o resfriado"

VITAMINA-C-001

A vitamina C é um bom fortalecedor do organismo e te ajuda a ficar saudável. No entanto, ela não cura os resfriados pois não possui agentes que combatem a doença que é causada por vírus que afetam o organismo.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+