Entretenimento

8 pequenos erros que fazem suas fotos serem um verdadeiro desastre

0

Com o avanço da tecnologia e consequentemente das câmeras fotográficas, todo mundo tenta se arriscar na arte da fotografia. Um profissional sabe que para tirar uma boa foto é necessário levar em consideração o ângulo, a luz, a distância ideal entre o objeto e a câmera, e ainda o tratamento dado à imagem após o disparo.

Não é fácil. Há muita física e matemática envolvida no processo de se tirar uma boa foto. Além de um olho apurado e observativo para entender por quê aquele clique será especial, de acordo com o ambiente, o objeto e a mensagem que se deseja transmitir através da foto.

Quem não entende a arte da fotografia e não consegue perceber esses detalhes, costuma distorcer a própria imagem. É comum fotógrafos amadores acharem-se feios ou adquirirem baixa autoestima porque não conseguem tirar uma boa foto de si mesmos. Mas isso é uma ilusão. E os profissionais podem dar dicas de como conseguir um bom clique.

Por isso, aqui vão 8 dicas de erros que você pode estar cometendo na hora de fotografar e como você pode melhorar os seus cliques para conseguir aquela foto linda de si mesmo:

1 – Ângulo

Tem sempre um lado mais harmônico e bonito do nosso rosto. Isso porque o ser humano não é totalmente simétrico, e os lados direito e esquerdo possuem diferenças sutis, mas que fazem toda a diferença na composição do rosto.

Fotos tiradas de cima para baixo aumentam a testa. Assim como de baixo para cima pode aumentar a proporção do corpo e do rosto fazendo você parecer maior do que é.

Para descobrir o seu melhor ângulo não há dica melhor do que tirar muitas fotos e não desistir até descobrir. Você saberá quando encontrar o seu melhor ângulo.

Quando encontrá-lo note também que 1 cm às vezes faz diferença, então às vezes você já encontrou o seu melhor lado e tudo é uma questão de inclinação, levantar um pouco o rosto ou abaixá-lo pode mudar completamente a harmônia da foto.

2 – Pose

As duas mãos na cintura e olhar diretamente para a câmera é um dos cliques mais difíceis de serem feitos. Porque as chances da foto ficarem ruins são grandes.

Toda foto é capaz de passar uma mensagem, e uma pose forçada passa exatamente esse sinal, de que a pessoa está desconfortável para o clique, não sabe onde colocar suas mãos e a fotografia ficou um pouco forçada.

É preciso que a pessoa ou objeto a ser fotografado interaja com o ambiente, brinque com ele. As melhores fotos são sempre as mais naturais e espontâneas. Então não olhar diretamente para a câmera ou pedir para que alguém tire uma foto de surpresa, pode ser uma boa alternativa para que a foto saia bem bonita e original.

3 – Ambiente

Uma foto é como um quadro. Tudo é observado, inclusive o ambiente ao redor da pessoa fotografada.

Não adianta tirar uma foto bonita de si mesma se o ambiente não for favorável à harmonia do clique. É o que acontece muitas vezes com quem tira fotos de si mesmo em frente ao espelho. O reflexo mostra tudo que está ao seu redor.

Imagine agora uma foto no banheiro. Uma privada ao fundo tira todo o romantismo da foto. Então tome cuidado não só com seu ângulo e pose, o ambiente também é importante para uma boa composição.

4 – Luz

Uma luz errada pode acabar com toda a magia da foto. A luz mais recomendada pelos profissionais aos amadores é a luz natural, suave e harmônica. Por isso fotos perto de janelas e ambientes abertos ficam tão bonitas.

Além disso, é preciso evitar o flash. Ele aproxima o rosto de uma maneira estranha e isso vai estragar a beleza do seu clique.

Outra dica é usar a luz à favor das olheiras. Se você virar o rosto levemente de encontro a luz, ela irá iluminar seu rosto. Virar o rosto contra a iluminação irá criar sombras ao redor do rosto e aumentar ainda mais as bolsas abaixo dos olhos.

5 – Movimento

Para que a fotografia fique o mais natural possível há outros truques que envolvem o movimento do corpo. A arquitetura também está presente na forma humana e saber brincar com as linhas do seu corpo é garantia de uma boa foto.

Uma perna atrás da outra pode dar a impressão que a pessoa precisa ir a banheiro. O melhor é deixá-las uma ao lado da outra, uma deve permanecer reta e a outra levemente dobrada. Também jogue um pouco o quadril para o lado. Isso dá a sensação de que a pessoa fotografada está confortável para o clique.

Esse é apenas um dos segredos. Brinque com as linhas e os ângulos das pernas e dos braços, eles podem fazer toda a diferença.

6 – Olhos

Você já ouviu falar em “sorrir com os olhos”? Pois esse é um truque que a maioria das modelos treinam e usam com frequência para conseguirem fotos bonitas.

Olhos arregalados ou fechados demais são desagradáveis. O segredo é primeiro fechar os olhos e relaxar, depois abrir os olhos devagar, mas não completamente. Foque a câmera como se você estivesse flertando com ela. Levante levemente o queixo, uma cabeça baixa pode deixar aquela papadinha terrível.

São seus olhos que devem sorrir. Imagine a linha de um sorriso: é o traço de um meio-círculo, certo? Agora imagine seus olhos fazendo esse desenho. Esse é o ponto.

Lembre-se que as modelos treinam bastante para conseguir esse feito. Então é difícil para todos, mas não impossível. É um dos muitos truques para se conseguir “aquela” foto.

7 – Sorriso

Um detalhe pode fazer toda a diferença. Assim como a posição da boca. Pode ser um meio sorriso, um sorriso completo ou até uma boca séria. As três maneiras podem ficar bonitas numa boa fotografia.

O que faz toda a diferença são os lábios estarem relaxados. Uma dica é pronunciar “brrrr” com a língua antes do clique. Isso deixa a boca mais natural e pronta para uma boa foto.

8 – Distância

Nem tão longe e nem tão perto. A harmônia da composição de boa uma fotografia também leva em consideração a distância ideal da câmera com o objeto.

Por isso as vezes tirar uma selfie é tão difícil. Quanto mais perto, mais difícil de tirar uma foto bonita. Isso porque o foco tende a distorcer as nossas feições. O nariz fica maior, a testa, a bochecha também.

Então uma distância equilibrada é um dos segredos.

Muito além das dicas:

É importante lembrar o quanto a supervalorização das fotos está contaminando a autoestima das pessoas. É normal querer compartilhar os momentos bons, as alegrias e as delícias da vida. Mas a exposição em excesso tende a tornar os momentos especiais em meras campanhas de publicidade da sua própria vida.

Indo além da mera superficialidade, uma boa fotografia diz respeito muito mais ao instante de felicidade natural e espontâneo do que a necessidade de exposição dessa realidade. Se você não se divertir tirando fotos, não vale a pena.

Então a regra número 1 é se divertir para conseguir uma fotografia bonita. O resto, essas 8 dicas podem te ajudar no processo de consegui-la.

Mas e você? Gostou das dicas? Tem mais alguns truques debaixo da manga? Então não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para incrementar ainda mais essa lista.

Game of Thrones – Teoria aponta que Arya vai matar o Mindinho no próximo episódio

Matéria anterior

Faltou preparo?! Conheça 5 vilões que Batman não conseguiu derrotar

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.