8 plantas e fungos que assustadoramente parecem com partes humanas

POR Natália Pereira    EM Natureza      14/03/18 às 18h46

Todos os seres e coisas do nosso planeta estão interligados de alguma forma. Eles possuem, em geral, algumas características similares que deixam tudo neles ainda mais interessante. A nossa formação, assim como a de outras espécies animais ou vegetais, por exemplo, possuem similaridades em sua formação, mesmo que as proporções sejam diferentes. Fazendo com que algumas coisas sejam realmente parecidas com outras.

Para entender melhor o que estamos falando, em algum momento, você provavelmente já olhou para algo e acabou se lembrando de outra coisa por conta de alguma característica em comum. E, na verdade, tudo isso é bem mais comum do que você imagina. A natureza é complexa e cheia de mistérios escondidos. Fazendo com que, se você parar para observar, algumas plantas e fungos acabem se parecendo muito com partes humanas. E selecionamos alguns deles para você!

1 - Hydnellum peckii

Conhecido também como "Dente sangrento", você já pode imaginar com que parte humana ele é associado. Esse fungo libera uma espécie de seiva durante a noite, devido o acumulo de umidade em sua raiz, fazendo com que ela saia por seus poros. E, mesmo que isso só aconteça quando o fungo é jovem, acabou criando a associação. A espécie pode ser encontrada próximo a pinheiros no território americano e na Eurásia. O mais estranho de tudo é que alguns estudos encontraram Atromentina no corpo do Hydnellum peckii, uma propriedade anticoagulante similar a Heparina encontrada no sangue humano.

2 - Snapdragon Seed Pod

Essa espécie de planta já rendeu muitas lendas assustadora no passado, e com razão. Enquanto as suas flores estão vivas, ela parece só mais uma planta normal. Sendo, na verdade, até bem bonita e atrativa. O problema é que, quando estas morrem e secam, a sua aparência acaba mudando completamente para a forma que você vê na imagem. Elas se parecem realmente com crânios humanos.

3 - Ascocoryne sarcoides

Esse fungo grotesco cresce principalmente sob as arvores na Grã-Bretanha, Irlanda, Europa continental e Austrália. Tanto a sua cor quanto a sua forma e aparência umedecida fazem com que ela se assemelhe ainda mais com intestino humano. Na verdade, o aglomerado desse fungo mais parece uma cena de crime, fazendo com que fique ainda mais nojento.

4 - Auricularia auricula

Essa espécie de cogumelo é conhecida também como "orelha de árvore", entregando logo de cara a parte humana da qual ela é associada. Se bem que, não precisamos observá-la por muito tempo para fazer a comparação. Mais uma vez, tanto a sua cor como a forma contribuem para a formação da ideia. Ela pode ser encontrada popularmente no Japão e na China, sendo considerada comestível. Estudos mostraram que ela pode proporcionar a diminuição do colesterol e reduzir a coagulação sanguínea.

5 - Actaea pachypoda

Apesar da planta poder ser encontrada em outra cor, e não passar a mesma ideia da mostrada acima, aquela conhecida como White baneberry acabou sendo comparada com olhos humanos. A planta venenosa deixa claro o porquê de sua associação, ainda que não seja exatamente idêntica. Mas quando é vista no escuro pode ser ainda mais perturbadora.

6 - Xylaria polymorpha

O fungo, conhecido também como "Deadman"s fingers" (Dedos de cadáver), não são muito bonitos de se ver. Inicialmente, ele é associado a dedos mortos saindo do chão e, posteriormente, acabam se parecendo com uma mão de 4 a 8 dedos depois que esta termina a sua formação.

7 - Psychotria Elata

Não é preciso dizer muito sobre essa planta. A sua flor pode ser associada a lábios femininos logo de clara, e não precisa de muitos esclarecimentos. A sua cor avermelhada chama ainda mais atenção para ela e a mesma pode ser encontrada em florestas tropicais da América Central e Sul. Conhecida também como "lábios quentes" ou "lábios de flor", essa espécie é um símbolo do amor em partes da América Central. Ainda assim ela está a beira da extinção.

8 - Gyromitra

Existem várias variações dessa espécie de cogumelo. Algumas delas são comestíveis e muito populares, enquanto outras podem ser extremamente venenosas e mortais. Por serem parecidas e muitos acabarem confundindo a espécie comestível com a venenosa, ela acaba sendo responsável por 20% das mortes causadas por cogumelos. Ainda assim, a sua aparência estranha chega a ser interessante. Parecendo realmente com partes de um cérebro humano.

Essas espécies de plantas e fungos podem ser muito perturbadoras. A sua semelhança com partes humanas chegam a serem incômodas, mesmo que isso as torne interessante. O que acharam delas? Interessantes ou nojentas?

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+