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8 propagandas que foram proibidas por conteúdo impróprio

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Mesmo dentro do universo particular de inovações, modernidade, e qualidade, dos produtos anunciados em propagandas e comerciais, sempre houveram controversas e consequentemente qualidade e adequação “questionáveis”, com relação ao público que são eventualmente destinados, e a linguagem adotada para tal.

Exageros dos órgãos regulamentadores, ou falta de bom senso dos anunciantes e da agência de publicidade que executa a produção, os motivos variam, mas uma coisa é certa ao lidarmos com essas situações onde até mesmo a publicidade passa dos limites: POLÊMICA!

Realizamos uma busca e vamos apresentar pra vocês alguns resultados intrigantes desses casos, onde a publicidade, em forma de seus criativos anúncios, acabou enfrentando problemas para terem seus materiais produzidos veiculados, onde alguns deles chegaram até a ser completamente proibidos. Confira alguns desses exemplos:

1- Iniciamos nossa lista, com o Redbull brincando com o “sagrado”

A maioria esmagadora cristã do país, “chiou” com o Redbull que tentou ser moderno e o tiro foi pela culatra. O conteúdo foi considerado de “zombaria” para com crendices populares.

2- E tem esse ousado comercial que você precisa ver até o final para entender de quem se trata:

A ousadia da Pepsi fez com que a empresa sofresse com as barreiras burocráticas dos órgãos que regulamentam a propaganda em diversos países, inclusive no Brasil, por conta de estratégia de marketing de guerrilha muito, digamos, direta e até mesmo desrespeitosa.

3- A maior rival não poderia “deixar barato” nesse tipo de categoria nossa, não?

A Coca-Cola também já passou por esse tipo de problemas, mas pelo conteúdo “sensu” demais para o público-alvo de suas campanhas. Muitas crianças assistiam TV nos horários que esse comercial era exibido. O que gerou em sua total proibição em solo australiano, britânico e em outros países.

4- Já em solos nacionais…

O Axe passou por esse tipo de problema, mas parece que eles plantaram-no com as próprias mãos ao exibir praticamente a nudez de um homem em seu anúncio publicitário.

5- Parece que Cerveja é sinônimo de problemas com o CONAR

CONAR é  Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que cuida e supervisiona as coisas que vão para o ar, no que se diz respeito à publicidade, e que existe desde a década de 50. Frequentemente eles são acionados, por conta de problemas com eventuais comerciais de cerveja. Parece que o segmento possui até mesmo certa obsessão por retratarem mulheres como meros objetos, isso de acordo com a maioria das reclamações que surgem por lá. O comercial da Skol em questão, é um caso explícito desse tipo de queixa.

6- E a “Verão” foi um exemplo recente disso

Houve uma enxurrada de reclamações, principalmente por parte do público feminino, por conta dessa propaganda da Itaipava e o comercial teve que ser retirado de circulação. Há uma clara referência à ereção do rapaz ao avistar a bela “Verão”.

7- E não são só as “brejas” que causam esse alvoroço

No caso da Havaianas, a vovó da campanha é “pra frentex

de um modo um tanto quanto descontraído, o que gerou burburinhos e denúncias para que ele fosse retirado do ar. Tanto é que a própria estrelou outra campanha complementar à essa, justificando e “pedindo desculpas”:

8- A “Rainha dos Baixinhos” tinha que encerrar nossa lista

https://www.youtube.com/watch?v=CXxq2SsPevo

Xuxa Meneghel em um de seus comerciais de um calçado destinado ao seu público feminino infantil, protagonizou uma das campanhas publicitárias mais polêmicas já registradas. E que mesmo não tendo sido circulado no Brasil, teria razões suficientes para que ele não fosse exibido por aqui, país de origem da loira e onde seu legado foi gigantesco. Aperte o play e confira o modo com o qual as crianças se expressam nesse comercial.

Exagero? Falta de bom senso? Qual a opinião de vocês? Na sua opinião, a publicidade também tem que ter limites?

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