Existe algo misterioso e intrigante sobre os segredos de beleza que são comuns em culturas muito diferentes das nossas. O que é natural para outros povos pode ser visto como exótico para quem nunca viveu com as mesmas referências e certos hábitos se tornam muito mais atraentes na hora de investir na beleza e saúde da pele e cabelos, por exemplo.

São conhecimentos passados de geração em geração que são vistos como corriqueiros para pessoas de culturas distantes, como o caso da indiana, que fascinam os povos que vivem do outro lado do mundo, como é o nosso caso. Esses rituais de beleza são baseados em conhecimentos e rituais antigos que perduraram entre as famílias ao longo do tempo e agora encantam as pessoas do ocidente.

É claro que a comparação de conhecimentos não serve para menosprezar ou vangloriar a diferença entre as culturas, mas apenas utilizar os conhecimentos de outros povos que não temos contato para abstrair as vantagens dos hábitos. Da mesma forma, certamente há hábitos ocidentais ou brasileiros que interessariam povos orientais.

Confira então alguns dos segredos de beleza comuns para povos indianos que podem fazer toda a diferença na manutenção de sua aparência e saúde.

1 - Água gelada

1

Por mais que parece intimidador, experimente criar o hábito de enxaguar o couro cabeludo com água gelada após lavar os cabelos. A baixa temperatura fecha os poros e melhora a circulação de sangue no local, o que favorece o crescimento. Além disso, o brilho natural dos fica mais evidente.

2 - Vinagre de maçã

Publicidade
continue a leitura

2

Com a aplicação de vinagre de maça no cabelo somente duas vezes por mês você pode conseguir um visual mais deslumbrante, já que o produto pode ativar o funcionamento dos folículos capilares, que abrigam as raízes dos fios. Depois de lavar os cabelos, aplique um pouco do vinagre na cabeça, sem enxaguar. Não se preocupe com o cheiro, pois ele não é forte como o do vinagre comum.

3 - Cúrcuma

3

O tempero é uma parte fundamental da cozinha indiana, mas também de hábitos que extrapolam a culinária. A cúrcuma é utilizada de diferentes maneiras, podendo ser aplicado na pele para remover espinhas, rugas ou marcas de ressecamento.

4 - Mel

4

Publicidade
continue a leitura

O mel também é outro ingrediente que pode ser aplicado na pele e nos cabelos para oferecer benefícios além dos nutricionais que já carrega. Por meio da aplicação de mel no corpo, você pode garantir a hidratação e remover impurezas dos poros.

5 - Açafrão

5

Assim como a cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, o açafrão é constantemente utilizado como marca da cozinha indiada. O tempero pode ser utilizado como agente esfoliante ao lavar a pele, além de ter a capacidade de remover bactérias e acne do corpo.

6 - Limão

Fresh wet lemon with leaf on the garden table

Publicidade
continue a leitura

Apesar de não poder ser aplicado na pele quando você vai estar ao sol, por conta das reações que provocam manchas, o limão também pode trazer benefícios ao aplicado no corpo. O suco do limão pode ser colocado na pele e removido com a casca da própria fruta, formando uma espécie de esfoliante natural. O ácido da fruta ajuda a dar brilho natural para a pele e a eliminar os cravos, enquanto a casca pode funcionar como esfoliante. Só não esqueça de remover o limão antes de ir ao sol, ou o resultado será repleto de manchas de queimadura.

7 - Farinha de grão-de-bico

7

Uma interessante propriedade da farinha de grão-de-bico é a de hidratação da pele. Misturada com um pouco de leite, a farinha pode ser colocada sobre a pele para tratar os efeitos do tempo seco.

8 - Ovos

8

Os ovos são perfeitos para fazer máscaras de proteína para tratar o couro cabeludo. Pegue dois ovos a temperatura ambiente e separe as claras. Bata as claras e aplique a mistura às raízes do cabelo. Se utilizar uma touca de calor os efeitos dos ovos ficarão ainda mais evidentes.

Já conhecia alguns desses segredos? Experimente aplicá-los no seu dia-a-dia e conte para a gente nos comentários como ficou o resultado.

Publicado em: 03/10/16 16h30