• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 sinais que o mundo caminha para uma nova guerra mundial

POR Lucas Curado    EM História      27/03/18 às 15h38

Já parou pensar quando será a terceira grande guerra mundial? Um conflito tão temível que muitos acreditam que pode levar ao fim da humanidade como conhecemos. Nós últimos tempos a tensão desse infame conflito global tem se agravado por certos eventos-chave que estão acontecendo no mundo.

Será que o nosso planeta está prestes a vivenciar mais um período de tensão bélica? Só o tempo poderá responder isso e nós, cidadãos, só podemos esperar parar ver o que acontece. Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas notícias preocupantes.

Na verdade, se observarmos um pouco mais de perto nossas relações sócio-politicas e econômicas em uma escala global, isso pode nos deixar uma tanto quanto assustados. Afinal de contas, será mesmo que nós estamos caminhando para uma próxima grande guerra? Conheça 8 sinais que o mundo está caminhando para uma nova guerra mundial.

1 - Invasão na Crimeia

Dia 27 de fevereiro de 2014, agindo de forma totalmente inesperada, a Rússia simplesmente invadiu a Crimeia, tomando para si vários aeroportos da península. Não somente isso, bases militares, centros de comunicação e prédios governamentais foram igualmente tomados. Hoje em dia o território continua sendo disputado, já que a Ucrânia ainda revindica o local como sendo pertencente a ela.

2 - Agressão russa

Apesar da invasão na Crimeia não ser um ato contra o mundo, houve uma grande desaprovação da atitude de Putin pela ONU e pelos Estados Unidos. Claro, não será o conflito Russ0-Ucrâniano que será o estopim para a Terceira Guerra. A questão aqui é que nada foi feito em relação a isso, deixando bem claro que Putin tem "carta branca" para fazer o que bem quiser, dado as circunstâncias.

3 - Ilhas Senkaku

A ilha de Senkaku se tornou um local de grande tensão. Qual o motivo? Bem, este é um importante ponto de pesca e petróleo, fora que quem controla o local possui vantagem estratégica sobre toda a região. O problema aqui é que tanto o Japão quanto a China desejam tomar o lugar para si, tornando o ponto um lugar em disputa.

4 - China vs Japão

Em dois séculos o clima desses vizinhos nunca foi lá muito tranquilo. Na verdade, nos últimos anos a China vem "expandindo " seu território, o que não deixa muito seguro o Japão. Na verdade, sempre houve um sentimento de desconfiança entre o Japão e a China sendo isso refletido na própria opinião popular. Com a movimentação chinesa e as disputas políticas dos dois países, a situação de tensão só tende a crescer. Apesar de que as relações econômicas entre Chinae Japão estão caminhando melhor.

5 - Proteção Estadunidense

Para explodir uma guerra mundial, os Estados Unidos precisa se envolver. Apesar do país dizer não se envolver em conflitos externos, já foi dito que se por acaso a China resolver tomar qualquer medida bélica, o país irá intervir a favor do Japão. Em outras palavras, uma medida mais brusca da China significa guerra.

6 - Alianças perigosas

De alguns anos para cá, as relações entre a China e a Russia vem se tornando cada vez mais fortes. A grande questão é que a relação Russo-Chinesa pode divergir quanto algumas ideias da Ucrânia, contudo, elas são relações bem fortes. Devemos lembrar que a ONU anda desaprovando as ações de Putin e a China está em certo "conflito" com o Japão... Sendo que o Japão tem o apoio dos Estados Unidos.

7 -  A Coreia do Norte

Enquanto isso, a Coreia do Norte continua com seus projetos nucleares mesmo com recentes tentativas do país tentar diminuir a tensão com os Estados Unidos e com a Coreia do Sul. Acontece que o país ainda representa uma ameaça. Apesar de não ser uma potência nuclear como Rússia ou Estados Unidos, poderia ser um poderoso aliado... Ou inimigo.

8 - Recessão Global

Toda guerra é precedida por uma recessão crítica na economia de uma potência. O habito econômico global não anda dos mais estáveis. Cada potência faz seus movimentos para que não sofra uma crise e muitas ainda vão sofrer com políticas protecionistas americanas. Acontece que economistas já fizeram previsões para futuros transtornos econômicos no ocidente. Enquanto isso, países como a Rússia e China buscam aumentar seu poderio econômico. A grande verdade é que existe um clima de tensão invisível.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+