9 animais que podem ser mortais e você nem desconfiava

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      04/10/14 às 20h02

Você gosta de bichos? Costuma ficar "derretido" por aquele de aparência mais "fofa" e meiga, não é mesmo? Se esse for seu caso, é melhor ler essa matéria com muita atenção. Isso porque, como você vai ver na lista, alguns animais que as pessoas nem costumam desconfiar, podem ser extremamente agressivos e até mesmo mortais! (Clique aqui para ver também as 7 bocas mais assustadoras do reino animal).

Veja, na seleção abaixo, 9 das criaturas da natureza que você precisa manter distância, apesar da aparência bonitinha:

9. Alce

1

Apesar do "jeitão" calmo e da cara de bobo, esses animais podem ser extremamente agressivos e imprevisíveis! Além disso, eles atacam sem qualquer aviso, especialmente se sentem que estão invadindo seu espaço pessoal. E olha que correr não adianta muita coisa: eles são bichos rápidos e alcançam até 56 km/h! Dizem que os alces atacam mais humanos por ano do que ursos!

8. Lóris

2

Apesar dos olhinhos ingênuos, os lóris têm uma mordida muito forte! Há até quem diga que eles sejam venenosos, embora isso não passe de lenda. De acordo com especialistas, essa conversa surgiu a partir das supostas convulsões que os seres humanos costumam sofrer quando são mordidos.

Mas isso acontece porque a dor é muito forte e porque essa secreção, que as pessoas tanto falam, causam alergia. E, apesar de não ser tóxica, já houve casos de morte devido ao choque anafilático.

7. Casuar

3

Original do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas próximas dessa região, essas aves são de grande porte e, por isso, são bastante desajeitadas. Mas, mesmo se tratando de um bicho aparentemente inofensivo, o casuar é extremamente agressivo, especialmente quando precisa brigar por território.

Então comprar briga com esse bicho não é uma boa ideia: eles são muito rápidos, capazes de correr até 50 km/h; além de ter um chute poderoso! A ave também conta com garras de 12 centímetros!

6. Rãs-dardo-venenosas

4

Cheias de cores fortes, a aparência dessas rãs já conta o quanto elas podem ser venenosas! Para ter uma noção do perigo, é tradição entre os índios usarem o veneno desses anfíbios nas pontas de suas lanças (daí o nome "dardo").

Mas, apesar de todas as rãs dessa espécie serem capazes de provocar dores e consequências ruins ao organismo, somente 3 são fatais. As amarelinhas Phyllobates terribilis (o vertebrado mais venenoso do planeta), por exemplo, pode matar até 20 mil ratos com seus fluídos.

5. Glutão

5

Sabia que o nome desse bicho em inglês é "wolverine"? Pois é, isso já diz tudo, não? Muito agressivo, dono de garras super afiadas e mandíbulas fortes, esses animais são bastante perigosos e espertos também, sendo capazes até de roubar presas de lobos. Eles parecem miniaturas de ursos, embora sejam o maior mamífero da família da doninha.

4. Foca-leopardo

6

Essa é a segunda maior espécie de foca na Antártida e, apesar da aparência "fofa", são excelentes predadoras. Elas costumam se alimentar de pinguins, cefalópodes e até de outras focas! A orca é o único predador natural desses bichos.

3. Polvos-de-anéis-azuis

7

"Moradores" dos mares australianos, esses polvos são super venenosos. Inclusive, várias pessoas que foram feridas por esses bichos morreram. Eles parecem inofensivos, pois não são muito grandes e costumam aparecer em águas rasas. Apesar disso, uma só mordida desse bicho tem poder para matar 20 humanos em poucos minutos. E o pior: não há antídoto para seu veneno.

2. Baiacu

8

O baiacu é outro bicho que tem a aparência super fofa, mas que costuma ser fatal! Aliás, para quem não sabe, esse peixe é considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo. Seu veneno, a tetraodotoxina, chega a ser mais poderoso que o cianureto e pode paralisar suas vítimas. Além de tudo, não há antídoto conhecido contra sua toxina... O mais assustador de tudo é que ele é considerado uma iguaria em alguns lugares!

1. Macacos e símios

9

Além de alguns serem muito fortes, agressivos e imprevisíveis, como os gorilas e chipanzés; os primatas ainda são capazes de ser fatais de outras formas. Eles podem, por exemplo, nos transmitir doenças graves, como hepatite C, febre amarela e malária.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+