• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 animais que viveram mais do que os seres humanos mais velhos

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Animal      10/03/15 às 04h04

A expectativa de vida dos seres humanos aumentou bastante no últimos anos. No Brasil, por exemplo, cresceu de 71,3 para 74,9 em apenas dez anos, de acordo com o IBGE.

No entanto, algumas pessoas vivem muito mais do que isso. Como é o caso da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com 122 anos e 164 dias de idade.

A mulher é uma das mais velhas do mundo, e chegou a  vivenciar duas guerras mundiais, a chegada do homem à lua e o surgimento da internet. Mas Jeanne não esteve sozinha, alguns animais tiveram uma vida ainda mais longa que a dela.

1. Molusco Arctica islandica - 507 anos

a1

OArctica islandica é uma espécie de molusco bivalve comestível da família Arcticidae. Esta espécie é nativa do norte do Oceano Atlântico e geralmente é colhida comercialmente como fonte de alimento.

Além do nome científico, ele também é conhecido alguns nomes comuns, como Cyprine islandês, mogno quahog e quahog negro.

Os animais vivem na água a uma profundidade de  25 e 1,3 mil pés de profundidade. Dois deles encontrados em 2006 por uma equipe de pesquisadores na Islândia, tinham uma idade de 375 anos e 507 anos cada.

Para descobrir a idade do molusco, é realizada a contagem dos anéis que formam a concha e também um teste geoquímico de carbono-14.

2. Baleia-boreal - 211 anos

a2

A baleia-boreal, cujo nome científico é Balaena mysticetus, é da mesma família da baleia franca Balaenidae. Ela pode crescer até 20 metros de comprimento e pesar de 75 a 100 toneladas, ela só não é mais pesada do que  a baleia azul.

O animal vive nas águas do Ártico e sub-Ártico e tem uma vida bastante longa. Em um artigo científico de Ned Rozell, do Instituto Geofísico da Universidade de Alaska Fairbanks, foi analisada uma baleia que tinha 211 anos de idade.

Isso fez dela um dos maiores animais aquáticos já capturados.

3 . "Adwaita", a tartaruga gigante de Aldabra - 130 anos

 

Adwaita era o nome de uma tartaruga Aldabra macho gigante vivia no Jardim Zoológico de Kolkata na índia. É possível que ela seja a tartaruga mais antiga já registrada.

Registros históricos apontam que ela era um animal de estimação do general britânico Robert Clive, da Companhia das Índias Orientais. A tartaruga teria passado vários anos em sua propriedade antes de ser levada para o Jardim Zoológico de Alipore em Calcutá, há cerca de 130 anos.

4 ."Hanako", a carpa Koi - 226 anos

a3

Os peixes Koi são variedades decorativas de carpa comum. Eles são mantidas em lagos artificiais internos ou em jardins exteriores, principalmente em países orientais. Além das suas cores e padrões de escamas, eles são conhecidos por viverem muitos anos.

A idade de um peixe é calculada contando os anéis de crescimento em suas escamas. Esta técnica foi utilizada para estimar a idade de Hanako, a mais antiga carpa koi do mundo, que morreu em 07 de julho de 1977, com a idade de 226 anos.

5. Esturjão - 125 anos

a5

Os esturjões são nativos de rios, lagos e zonas costeiras da Eurásia e América do Norte subtropicais, temperadas e sub-árticas. Esses peixes podem alcançar tamanhos de dois a três metros de comprimento. No entanto, algumas espécies chegam a cinco metros e meio.

Em abril de 2012, o Departamento de Recursos Naturais do Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, registrou um esturjão com 125 anos de idade, que media cerca de dois metros e vinte de comprimento e pesava 108 quilos.

6 .Peixe olho-de-vidro laranja - 149 anos

a6

O peixe olho-de-vidro laranja pertence à família Trachichthyidae. Ele é encontrado em águas profundas, de 180 a 1,8 mil metros, no Oceano Pacífico Ocidental, leste do Oceano Atlântico, Indo- Pacífico e no Pacífico Oriental do Chile.

A idade máxima publicada de um exemplar dessa espécie foi de 149 anos. Para determinada a idade do peixe foi utilizada a datação radiométrica de traços de isótopos do peixe.

7. Mexilhões de pérola de água doce - 210 a 250 anos

a7

O mexilhão pérola de água doce, cujo nome científico é Margaritifera margaritifera, é uma espécie ameaçada de molusco bivalve. Já que esta espécie é capaz de produzir pérolas de qualidade..

Recentemente, o especialista em moluscos, o russo Valeriy Ziuganov, ganhou reconhecimento mundial depois que ele descobriu que o mexilhão pérola exibiu a senescência mínima, ou seja, a falta de sintomas do envelhecimento.

Em suas pesquisas,ele descobriu que a espécie possui um tempo de vida máximo de 210 a 250 anos.

8. Ouriço-do-mar vermelho - 200 anos

a8

O Franciscanus strongylocentrotus, popularmente conhecido como ouriço-do-mar vermelho, é uma espécie encontrada no Oceano Pacífico, do Alasca até à Califórnia. Ele vive em águas rasas, sendo normalmente encontrado em costas rochosas que são protegidas da ação das ondas grandes.

O corpo esférico dele é completamente coberto por espinhos que podem crescer até oito centímetros. De acordo com uma pesquisa feita por Thomas A. Ebert, do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual de Oregon, os maiores e mais antigos ouriços registrados são de British Columbia, no Canadá, e têm em torno de 200 anos de idade.

9. Lamellibrachia luymesi - 170 anos de idade

a9

O  Lamellibrachia luymesi é uma espécie de verme marinho tubular da família Siboglinidae. Ele vive em fontes frias do fundo do mar. A espécie pode atingir comprimentos de mais de três metros e cresce muito lentamente, sendo que eles podem viver por 170 anos ou mais.

Veja também o incrível caso de animais de estimação que ajudaram a encontrar os assassinos de seus donos.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+