Ciência e TecnologiaEntretenimento

9 “fatos” científicos que acabaram sendo confirmados como verdadeiras farsas

0

Existem muitos mitos que ouvimos desde criança e que ficam na cabeça. Muitos continuamos ouvindo depois de adultos, mas sabemos que são ideias que as pessoas concluem em situações específicas. Em algum momento, alguém teve uma indigestão comendo manga e tomando leite e outra pessoa concluiu que a combinação é que era o problema.

O senso comum funciona assim. É o conhecimento popular reproduzido sem muita constatação a partir de experimentações. Na atualidade ainda ouvimos pessoas preocupadas em não ingerirem chicletes pra não correrem o risco de eles ficarem 7 anos no intestino. De fato você ingeriria petróleo se fizesse isso, mas ele não demora 7 anos pra ser digerido.

Por conta destas e de outras ideias erradas que você já ouviu por aí, apresentamos 9 e as reais explicações por trás dos mitos. Acompanhe.

1- Chiclete demora 7 anos pra ser digerido

1

Chiclete no fim das contas é tão digerível quanto fibra solúvel. Para processá-lo, seu sistema digestivo vai levar o mesmo tempo que leva para digerir os outros alimentos que você comeu no mesmo dia.

2- Seu sangue é azul até que receba oxigênio

2

A cor azul que vemos em nossas veias é, na verdade, a luz que bate na pele e espalha um espectro de cores que é percebida como azul. Nosso sangue só muda o aspecto quando coagula.

3- Peixes dourados só têm 5 segundos de memória

3

Os peixes dourados são na verdade bastante inteligentes. Eles armazenam meses de memória e podem até ser treinados para fazerem pequenos truques.

4- Uma moeda jogada do Empire State mataria alguém

4

Uma moeda de um centavo jogada do topo do edifício atinge no máximo 50 milhas por hora. Este objeto nessa velocidade não é o suficiente para matar alguém. Apenas para deixar um bom galo em sua cabeça.

5- Morcegos não enxergam

5

Não são todos os morcegos que se orientam pelo sonar. Muitos têm visão e inclusive dependem desta ao invés da equalização.

6- Cada sabor é sentido em uma área específica da língua.

6

A língua não tem zonas gustativas onde você sente o doce ou o amargo, o salgado ou azedo. Todas as áreas da língua sentem todos os sabores através das papilas gustativas.

7- Beber álcool aquece o corpo

7

Nossa temperatura tende a diminuir quando bebemos álcool. Em virtude disso, nossos vasos sanguíneos se dilatam e o ritmo da circulação aumenta, o que nos dá a impressão de estarmos mais quentes.

8- O álcool  mata células cerebrais

8

O consumo exacerbado do álcool acarreta vários problemas, mas este não é necessariamente um deles. O que acontece, é que o álcool pode diminuir a produção de tiamina no seu cérebro e fazer com que você retire nutrientes do álcool ao invés dos alimentos nutritivos.

9- Devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia

9

Essa regra é erroneamente generalizada. A quantidade de água ideal vai variar para cada pessoa e com o ambiente em que ela está, quantidade de atividades e densidade corporal entre outros fatores.

Quais outras faláceas você ouve serem propagadas por aí?

2016 é o ano do macaco no horóscopo chinês. O que isso significa?

Matéria anterior

Anonymous vazam documentos da NASA e revelam operação secreta

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications