• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 previsões corretas feitas em 1999 por Bill Gates

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/04/18 às 19h35

Bill Gates é um magnata e filantropo que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, uma das maiores e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado. Não dá para negar que assim como Steve Jobs, Bill Gates era um visionário. O cara parece ser a frente do seu tempo e um exemplo disso são suas previsões feitas no final dos anos 90.

Imaginem em 1999 uma pessoa prevendo, nos dias de hoje, indivíduos pagando contas pela internet, publicidade inteligente ou mesmo pessoas buscando trabalho online? Pois acreditem, ele previu todas essas coisas. Para provar, trouxemos algumas de suas previsões, confiram:

1 - Comparação de preços

Previsão: "Serviços automatizados de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam os preços em vários sites, tornando fácil encontrar o produto mais barato para todas as indústrias."

Usando um buscador, podemos comparar preços no Google ou mesmo na Amazon, por exemplo. Alguns sites como NexTag e PriceGrabber foram criados exatamente para isso.

2 - Dispositivos móveis

Previsão: "As pessoas carregaram pequenos dispositivos que lhes permitirão manter constantemente contato e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam. Eles poderão verificar as notícias, ver os voos que reservaram, obter informações dos mercados financeiros e fazer praticamente qualquer outra coisa nesses dispositivos."

Celulares, smartwarches e até mesmo o Microsoft HoloLens oferecem maneiras de ter acesso a informação em tempo real.

3 - Pagamentos online e cuidados com a saúde

Previsão: "As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças e comunicar com seus médicos via internet."

Na questão da saúde ainda falta muita coisa para acontecer, mas já existe sites que facilitam a busca de médicos. Agora falando das finanças, hoje em dia podemos fazer transferências online e pagar contas através de aplicativos.

4 - Monitoramento residencial online

Previsão: "Os feeds constantes de vídeo de sua casa se tornarão comuns, o que informará quando alguém visitar você quando não estiver em casa."

Hoje em dia podemos ver as câmeras de nossa casa através de aplicativos no celular. Alguns enviam alerta quando o alarme toca ou quando alguém encosta na cerca elétrica da sua casa.

5 - Mídias sociais

Previsão: "Sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos."

Realmente sites privados não são uma realidade, mas Facebook, WhatsApp e Instagram oferecem uma maneira fácil de manter contato com outras pessoas.

6 - Ofertas promocionais automatizadas

Previsão: "Software que sabe quando você reservou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no destino local. Ela sugere atividades, descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas em que você deseja participar."

Com bases em dados de compras, vários sites oferecem ofertas. O Google e o Facebook, por exemplo, fazem anúncios de acordo com a localização e interesse das pessoas.

7 - Publicidade inteligente

Previsão: "Os dispositivos terão publicidade inteligente. Eles conhecerão suas tendências de compra e exibirão anúncios personalizados de acordo com suas preferências."

A maioria dos anúncios no Facebook e Google são segmentados por usuários com base no histórico de cliques, interesses e padrões de compra.

8 - Links para sites durante transmissão de TV ao vivo

Previsão: "A transmissão televisiva incluirá links para websites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo."

A maioria dos comerciais hoje em dia tem um texto pedindo para os espectadores entrarem um algum site, acompanharem a empresa pelo Twitter ou mesmo usar um QR Code.

9 - Recrutamento online

"Da mesma forma que as pessoas que procuram trabalho, elas poderão encontrar oportunidades de emprego on-line declarando seus interesses, necessidades e habilidades."

Vocês já usaram o LinkedIn? Esse site permite que os usuários mostrem seus currículos e encontrem empregos com base em seus interesses, necessidades. Quem recruta pode buscar pessoas com habilidades especializadas.

E aí, sabiam que Bill Gates tinha previsto todas essas coisas? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+