8 melhores (e piores) tentativas da Marvel de copiar a DC

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      04/04/18 às 19h37

Por favor, respire e tente não xingar muito aquela que vos escreve. Antes de mais nada, talvez seja bom deixar claro que nossa intenção aqui não é incentivar qualquer tipo de briga entre os fãs das editoras e estúdios. A matéria a seguir é apenas para o seu entretenimento. Dito isso, sabe-se que não é de hoje que a inspiração de artistas vem de vários lugares. Assim como muitas vezes Hollywood olhou para além do horizonte em busca de novas ideias, a indústria dos quadrinhos não é diferente. Assim como a DC Comics já procurou conceitos para suas histórias e personagens na concorrência, a Marvel já fez a mesma coisa.

Isso faz parte de qualquer mercado. Até mesmo os celulares "copiam" a tecnologia entre si. Porém há uma rixa maior entre Marvel e DC. Enquanto nos quadrinhos ambas sempre tiveram uma abordagem de trama e desenvolvimento de personagem bem diferente uma da outra, no cinema a história é outra. Depois do sucesso da Marvel Studios, qualquer filme que a Warner/DC faça é recebido com uma enxurrada de comparações inadequadas. Sendo que, em alguns casos, a DC realmente fez primeiro.

A seguir vamos olhar alguns erros e acertos que a Marvel cometeu ao se inspirar em outra fonte.

Não funcionou

1 - Gavião Arqueiro inspirado em Arqueiro Verde

Dois heróis, ambos tendo o arco e a flecha como principal arma no combate contra as forças do mal. Tanto Oliver Queen quanto Clint Barton são arrogantes, seguros de si e bonitões. Além disso, ambos ficaram conhecidos por usarem as "flechas truques". Gavião Arqueiro foi ganhar certa notoriedade apenas no cinema. E, mesmo que tenha uma boa base de fãs, seu personagem teve mínimo desenvolvimento em tela. Já nos quadrinhos, depois de anos com histórias meia boa, ele finalmente ganhou uma minissérie digna.

2 - Mercúrio inspirado em Flash

A super velocidade é um poder que vários personagens possuem, porém ela é o elemento principal desses dois, além de ambos serem os principais velocistas de seus respectivos universos. No entanto, ao contrário do Gavião Arqueiro, o Mercúrio já era um pouco conhecido antes de chegar aos cinemas graças às animações de X-Men. Mesmo assim, ele nunca foi um personagem que tenha sido devidamente explorado. Ele não representa uma ameaça e não faz diferença em qualquer equipe. Ou seja, basicamente ele existe apenas porque velocistas são regra no meio dos super-heróis.

3 - Gata Negra inspirada em Mulher Gato

Mulher Gato teve sua estreia logo na primeira edição do Batman. Ela surgiu como uma ladra que se vestia como gata e era extremamente habilidosa na arte do furto. Apresentada como uma anti-heroína, ela era ágil, independente e logo despertou o interesse do Homem Morcego e, pelo jeito, também de Marv Wolfman. Anos após sua criação, ele surgiu com a Gata Negra e atribuiu à personagem basicamente todas as características principais da Mulher Gato. Com o tempo ela sofreu algumas alterações, no entanto sua origem ainda é muito ligada à personagem da DC.

4 - Hyperion inspirado em Superman

É complicado fazer um herói inspirado no Superman dar certo. Isso porque, além de ser o primeiro herói a funcionar comercialmente, sua popularidade é enorme. Assim, por mais que as histórias e mesmo os poderes mudem um pouco, as comparações sempre vão existir. No entanto, neste caso, as pessoas tendem a optar muito mais pelo Homem de Aço e sua tradição dentro dos quadrinhos. Qualquer cópia será esquecida.

Funcionaram muito

5 - Deadpool inspirado em Exterminador

Slade Wilson (o Exterminador) é um ex soldado dos Estados Unidos que se transformou em mercenário e foi originalmente introduzido como vilão-mor em Jovens Titãs. Desde então é uma figura marcada em todo o universo DC. Wade Wilson (o Deadpool) começou com um vilão em Novos Mutantes e desde então evoluiu para um anti-herói lunático com um fator de cura, um senso de humor duvidoso e uma propensão a quebrar a quarta parede. Por mais que Deadpool inicialmente tenha sido inspirado em Exterminador, o personagem sofreu mudanças tão significativas que conseguiu afastar sua imagem da fonte original. Hoje, ambos possuem poderes e personalidades bastante diferentes.

6 - Thanos inspirado em Darkseid

Como dizia os antigos: "cuspido e escarrado". Sem dúvidas essa é uma das cópias mais comentadas no meio. Darkseid foi criado pela lenda dos quadrinhos Jack Kirby e se transformou em um dos vilões mais temidos do Universo DC. Três anos mais tarde eis que surge Thanos, uma tentativa de Jim Starlin de replicar o antagonista da DC. Ambos possuem essencialmente os mesmos poderes e habilidades e são o terror de seus respectivos universos. Porém, ao longo dos anos Thanos ganhou mais destaque, importância e uma história interessante. Apesar de ter sido inspirado em Darkseid, ele conquistou seu lugar entre a elite dos quadrinhos.

7 - X-Men inspirado em Patrulha do Destino

Embora as duas equipes sejam de 1963, a DC lançou seus heróis em março e a Marvel em setembro. A princípio, as semelhanças eram inegáveis. Ambos mostravam um grupo de jovens super-heróis marginalizados pela sociedade que seguiam a liderança de um homem mais velho, sábio e confinado em uma cadeira de rodas. Percebendo tais similaridades, o escritor Arnold Drake resolveu distanciar os X-Men da ideia original. Melhor decisão! Hoje eles são um dos grupos mais famosos do Universo Marvel, com histórias maduras e sempre atuais - enquanto a Patrulha do Destino foi esquecida no tempo.

8 - Vingadores inspirado em Liga da Justiça

Todos sabem que os Vingadores surgiram como uma resposta à Liga da Justiça. No entanto, a equipe da Marvel levou alguns anos para engatar nos quadrinhos. No começo suas histórias eram superficiais e sem graça. Entretanto, quando finalmente acertaram a mão, eles renderam bons arcos. Apesar disso, o verdadeiro sucesso do grupo veio com o cinema. Foi a partir de então que o mundo passou a conhecer mais quem eram os Vingadores e, por consequência, todo o universo Marvel.

Se você chegou até aqui sem destruir sua tela de leitura, parabéns! Aproveita agora e comente com a gente se concorda ou discorda dos personagens e equipes listadas acima.

Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+