9 resultados apocalípticos que a clonagem causaria se fosse legalizada

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      06/10/14 às 18h25

Desde 2005, a ONU e, oficialmente, todos os governos mundiais consideram a clonagem ilegal. Mesmo que para a obtenção de células-tronco, medula óssea ou outros tipos de recursos biológicos, esse processo não é aceito pela grande variabilidade de eventos negativos que podem ser desencadeados. Em primeiro plano, imaginamos clones como robôs obedientes e sem personalidade, mas você é assim? Provavelmente não, e nem assim será seu clone.

Então imagine outro "você", andando por aí com personalidade própria e podendo fazer o que quiser. Eu queria era ser esse clone! Então, pra entender tudo que poderia dar errado se clonagem fosse legalizada - e pode ser um dia - confira aqui 9 teorias apocalípticas envolvendo a clonagem:

1) Quem é você, mesmo?

dvd+novela+o+clone+completo+de+r+180+00+por+r+120+00+cachoeiro+de+itapemirim+es+brasil__25E10A_1

Se você se clona, produz outro você. Que pode se clonar. E o clone dele pode clonar a si mesmo. Várias vezes. Entendeu onde eu quero chegar? Como definir, depois disso tudo, quem era o primeiro você? Afinal, colher dados genéticos é algo real e fácil nos dias de hoje, imagine no futuro...Portanto, como garantir que você terá propriedade sobre o copyright de si mesmo? Da mesma forma que com patentes, talvez fosse necessário registrar o próprio genoma, de alguma forma, para se proteger. Mas, aí, estaríamos criando um banco de genomas. Quanto mais a gente pensa, pior fica. Imagine só acordar sendo o Murilo Benício numa versão mexicana de "O Clone" e você terá um rápido vislumbre do inferno.

2) A fragilidade da lei

guardians-of-the-galaxy-the-collector

O que é uma lei? Apenas uma sanção punitiva que diz: "não faça isso ou vai se ver comigo". Mas, como todo bom criminoso sempre pensa, "e se nunca me pegarem?". Apesar de ilegal, nada impede cientistas atuais de clonar pessoas, o que pode já estar acontecendo - seja para criar mão de obra escrava, dar golpes, assassinar e substituir líderes políticos, extrair e vender órgãos e o que mais você conseguir pensar. Imagine o mercado negro, no futuro, anunciando clones de sua celebridade favorita, conseguidos através de um fio de cabelo roubado, e você começará a entender do que estamos falando.

3) Reviver mortos

538890-michael-jackson-impersonators

De volta às celebridades, pense em Elvis. Em Hendrix. Ou até melhor, na saudosa e bastante viva Sasha Grey, nossa escritora favorita. Imagine poder reviver pessoas deliberadamente, e, o pior - na verdade pessoas que não são a celebridade, e sim "apenas" 100% fisicamente iguais à elas. O que nos leva ao próximo item...

4) Imortalidade

highlander

Se o Faustão e o Sílvio Santos não morrem nem sem clonagem, imagine com ela. Acho que essa frase diz o suficiente.

5) Mais imortalidade

post-1786-0-32260600-1392635187

Fora isso, existiria a possibilidade de manipulação e "melhoramentos" genéticos, tornando possivelmente todo mundo uma mistura entre Michael Jackson e Hulk, já que todo mundo iria querer ser loiro de olhos azuis e ter superforça.

6) O crime iria compensar

Clone_Troopers_Phase_II

Melhor do que não ser pego, que tal ser pego e não acontecer nada? É isso que seu clone faria se quisesse assaltar um banco, por exemplo, com uma gangue de "vocês" - afinal, quem se daria mal seria você. Também seria um problema pelo próximo exemplo...

7) Biometrias

Opposite_Sex_Spiders_5463

Voto, cofres, entradas em locais de segurança máxima e saques no caixa eletrônico: esses são apenas alguns exemplos de coisas manipuladas pela biometria, ainda pouco utilizada no Brasil. Agora imagine o que um clone poderia fazer e onde poderia chegar se tivesse as digitais certas.

8) Ratos de laboratório

polls_clones_3_6_3113_399688_poll

Esse é um fator talvez positivo, mas igualmente bizarro. Como é bastante difícil encontrar gêmeos idênticos separados ao nascimento e criados de forma distinta, algo essencial para a Psicologia, Sociologia e outras ciências comportamentais, com a clonagem ficaria bastante fácil. O mesmo para testes em laborátorios, farmacológicos, e por aí vai. Se você lembrou das experiências "científicas" dos médicos nazistas, está no caminho certo.

9) FAP

131204162816-japan-one-man-date-horizontal-gallery
Sem a necessidade de sexo, casais do mesmo sexo ou até pessoas sozinhas poderiam se reproduzir, o que já acontece com a fertilização in vitro, mas não de uma forma tão direta. Da mesma forma que essa técnica encontrou resistência nos anos 70, pode ser que a clonagem, no futuro, mostre-se algo tranquilo. Eu espero não estar lá pra ver - ou pra ser clonado.

B"NUS: Achou exagero? A clonagem não está tão perto de acontecer assim? Estamos sendo alarmistas? Ok, assista esse vídeo:

E agora?

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+