Curiosidades

A ciência dos sonhos recorrentes é bem mais fascinante do que se imagina

0

Os sonhos são uma parte fundamental das nossas vidas. Eles podem nos alertar sobre muitas coisas e mostrar detalhes, que não refletimos antes em nossas vidas. Eles são como um espelho da vida real que mostram nossa imagem de forma distorcida e em metáforas. Desde que o ser humano se entende como vivo, o olhar que as pessoas têm para os próprios sonhos é muito especial.

Ter o mesmo sonho repetidas vezes é uma coisa bem conhecida e comum. Quase dois terços da população dizem ter sonhos recorrentes  Alguns dos sonhos típicos são ser perseguido, ficar pelado em lugar público, perder os dentes ou esquecer de ir para aula durante um semestre todo.

Mas de onde esse fenômeno vem? A ciência dos sonhos mostra que esses sonhos recorrentes podem refletir conflitos não resolvidos na vida de quem está sonhando.

Sonhos recorrentes

Sonho1 648x432, Fatos Desconhecidos

 

Esse tipo de sonho costuma acontecer durante períodos de estresse ou então durante longos períodos de tempo. Se estendendo às vezes por vários anos ou meses, ou até mesmo pela vida toda. Os sonhos não tem somente o mesmo tema, como também podem repetir a mesma narrativa todas as noites.

Por mais que o conteúdo exato dos sonhos recorrentes seja único para cada pessoa, existem os temas comuns entre eles. A maior parte desse tipo de sonho tem um conteúdo negativo e que envolve emoções como o medo, tristeza, raiva e culpa. E mais da metade dos sonhos recorrentes tem uma situação onde a pessoa que está sonhando está em perigo.

No entanto, alguns dos temas também podem ser positivos e até mesmo eufóricos. Como por exemplo, um sonho onde se descobre novos cômodos na casa, sonhos eróticos ou então os em que a pessoa consegue voar.

Em alguns casos, os sonhos que começam na infância podem seguir a pessoa até a vida adulta. E eles podem desaparecer durante alguns anos e voltarem quando uma nova fonte de estresse vem. Indo embora novamente quando o estresse passar.

Explicações

Sonho2 648x433, Fatos Desconhecidos

De acordo com estudos, em geral, os sonhos ajudam as pessoas a regularem suas emoções e se adaptar a eventos estressantes. E incorporar material emocional ao sonhos pode dar à pessoa a possibilidade de processar um acontecimento doloroso ou difícil.

No caso dos sonhos recorrentes, o conteúdo pode representar uma tentativa mal sucedida de integrar as experiências difíceis. Várias teorias concordam que esse tipo de sonho se relaciona com a dificuldade ou conflito não resolvido na vida de quem está sonhando. Até porque, várias vezes, os sonhos refletem, de forma metafórica, as preocupações emocionais dos sonhadores.

Uma explicação para os temas se repetirem é que alguns dos scripts foram preservados nas pessoas por conta da vantagem evolutiva que eles as dão. Isso porque, simulando uma situação perigosa em um sonho, como por exemplo ser perseguido, a pessoa tem um lugar para “praticar” a sua percepção e fuga.

Em resumo, nem todos os sonhos recorrentes são ruins. Eles podem até ser úteis conforme eles informam as pessoas sobre seus próprios conflitos pessoais. Por isso que prestar atenção nos elementos repetitivos dos sonhos pode ser uma maneira de entender melhor os seus próprios desejos.

Entenda o motivo e como aliviar cólicas extremas

Matéria anterior

Bebê da capa do álbum ”Nevermind” procesa o Nirvana

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos