Curiosidades

A fila ao lado realmente anda mais rápido?

0

Muitas pessoas costumam ter a sensação de que a fila ao lado, no caixa do supermercado, banco ou trânsito, anda muito mais rápido do que a fila em que se está. Por causa disso, decidem mudar de lugar e após um tempo nota que a pessoa que estava atrás já está chegando ao topo da fila. A explicação para isso é só uma: você.

O problema é que nós sempre achamos que a fila em que estamos vai ser mais lenta. Mas existe uma explicação científica para explicar essa sensação.

A explicação para a fila ao lado andar mais rápido 

Foto: Fabiane de Paula/ Diário do Nordeste

De acordo com informações da BBC, essa situação acontece por causa de um mecanismo natural conhecido como “correlação ilusória”. Essa função mental existe para ajudar o ser humano a tomar rápidas decisões, mas sem informações suficientes e muito tempo para analisar.

Um bom exemplo disso é a fila escolhida para ficar no supermercado. Nesse momento, você não costuma calcular cada item do carrinho a sua frente, a rapidez do operador de caixa e as formas de pagamento.

Além disso, as pessoas não costumam reparar no ambiente ao lado quando a sua está funcionando normalmente. Mas se a fila parar, costumam observar qualquer movimento na que está ao lado como superior ao da sua fila, mesmo que seja igual. Isso acontece porque comparamos o movimento saliente (a fila ao lado) com aquilo que é o mais saliente em nosso próprio ambiente: nós. Essa sensação pode ser relacionada com a mania que as pessoas têm de se sentirem azaradas, sendo essa a “teoria da vítima universal”.

O papel do cérebro

Foto: Marcos Maluf/Campo Grande News

É importante ressaltar que quando você começa a afirmar que “a fila parou de andar porque eu cheguei” ou “o trânsito ao lado está mais rápido”, o cérebro começa a acreditar nessas frases, fazendo com você fique mais convicto dessas teorias.

Por causa disso, quando você fica focado na fila ao lado, e começa a comparar qual é mais rápida, seu cérebro fará com que você tenha a sensação de que está certo, visto que nesses casos você é o centro do universo e o ponto de referência. Com isso, quando estiver parado, qualquer pessoa que dê um passo, para você, estará muito mais rápida.

A fila que você escolheu não está mais devagar

Foto: Zanone Fraissat/ FolhaPress

Por isso, a fila só vai andar mais rápido que a sua, no supermercado, se houver algum problema com o caixa. Enquanto no trânsito, só vai ocorrer no caso de algum acidente estar bloqueando a pista. Fora as eventualidades, não vale a pena trocar de fila.

As pessoas devem ter em mente que é comum, na fila, dar alguns passos, parar, andar novamente e pausar novamente, sendo justamente na pausa que notamos alguém ao lado se movimentando. Logo depois, essa pessoa vai parar também.

Por isso, se você está parado enquanto alguém anda não significa que a fila que escolheu está mais devagar. Além disso, trocar de fila só faria você esperar mais tempo, começando todo ciclo novamente.

O pesquisador da Escola de Negócios da Universidade de Harvard, Ryan Buell, aconselha que as pessoas não olhem para trás ou para as filas ao lado. Além disso, conversar com pessoas no local pode ser uma boa opção para passar o tempo.

Fonte: Curta Mais, Mega Curioso

Microrganismos extraterrestres podem ser perigosos aos humanos

Matéria anterior

Animal misterioso e com “grandes pegadas” assusta moradores de Uganda, na África

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos