Curiosidades

A Lua tem cheiro?

0

A Lua chama a atenção de diversas pessoas, desde crianças até idosos. Os astronautas que já foram para o espaço desde as missões Apollo relataram diversos segredos sobre o satélite. Entre as perguntas mais recorrentes estão as dúvidas sobre o cheiro da Lua. Para Gene Cernan, astronauta da missão Apollo 17, o satélite tem o cheiro de pólvora queimada.

“Cheira como se alguém tivesse disparado uma espingarda aqui dentro”, explica o astronauta. 

Outros astronautas já teriam falado anteriormente sobre o mal cheiro do satélite. O piloto da Apollo 11, Buzz Aldrin, já havia afirmado que o odor da poeira ficava em seu traje espacial.

Ele descreveu o material como “carvão queimado ou as cinzas de uma chaminé, sobretudo se você derramar um pouco de água sobre ela”, que teria sujado o seu traje.

“Tem gosto e cheiro de pólvora”, disse Charlie Duke, piloto da Apollo 16, pelo rádio do foguete em abril de 1972. “É um cheiro muito forte”, completou, de acordo com a BBC News.

Outro piloto que confirma a afirmação é o Harrison Jack Schmitt, tripulante da Apollo 17,  que explicou que “todos os astronautas da Apollo estavam familiarizados com o manuseio de armas”.

“Quando disseram que ‘a poeira lunar cheirava como pólvora queimada’, sabiam do que estavam falando”, informou. “Não é que fosse metálico ou azedo, mas [pólvora queimada] era o cheiro mais próximo com o qual poderíamos comparar”, acrescentou.

O mau cheiro da Lua

Nasa

Uma das curiosidades é como os astronautas conseguiram sentir o odor da Lua. Mas a resposta é simples. Apesar da utilização da roupa especial para evitar o contato direto com a atmosfera lunar, os astronautas podem cheirar seus trajes ao voltarem à nave.

Ao retirarem os trajes espaciais, os astronautas notaram que a poeira lunar havia os impregnado, principalmente o seu odor. De acordo com as Crônicas da Apollo da Nasa, esse material era incrivelmente pegajoso.

Isso fez com que os materiais impregnassem nas botas, luvas e qualquer superfície da atmosfera da Lua. Mesmo que tentassem retirar o odor, os astronautas notavam que sempre havia poeira.

Esse cheiro específico vem do material “regolito”. Entre as diversas teorias para explicar o odor, existe a desenvolvida por Donald Pettit, engenheiro químico e astronauta que já ficou um longo período na Estação Espacial Internacional (ISS), que pede para imaginar um deserto da Terra.

“Tem cheiro de quê? De nada, até chover. O ar é preenchido subitamente com odores doces, pastosos”, explicou. “A água que evapora do solo leva ao seu nariz as moléculas que ficaram presas no solo seco por meses”.

“A Lua é como um deserto de 4 bilhões de anos. É incrivelmente seca”, disse . “Quando a poeira lunar entra em contato com o ar úmido no módulo lunar, você tem o ‘efeito da chuva no deserto’ — e alguns cheiros.”

De acordo com ele, a poeira lunar junto com íons emitidos pelo Sol que chegam à Lua, misturados dentro da cabine, podem produzir diversos odores. Outra teoria é de que o material sofra uma combustão lenta dentro da atmosfera de oxigênio.

No entanto, Lofgren explica que as amostras de poeira e rochas lunares que são estudadas na Terra, coletadas por astronautas, não possuem o cheiro de pólvora. 

A Nasa afirma que o regolito perdeu o cheiro devido à contaminação pelo ar e água, o que eliminou a reação química odorífera.

Fonte: Aventuras na História

Lançamentos da semana na Netflix

Artigo anterior

Satélite brasileiro é lançado ao espaço

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido