Curiosidades

Como viver 100 anos? Esta é a fórmula de 4 etapas que os especialistas descobriram recentemente

0

longevidade tem aumentado significativamente nas últimas décadas. Os avanços na área da tecnologia e saúde têm garantido uma vida mais longa e em melhores condições. Mesmo assim, não são muitas as pessoas que conseguem passar da marca dos 100 anos. No entanto, não é impossível ver pessoas centenárias vivas. E sempre que alguém chega a viver 100 anos, a maior parte das pessoas tem vontade de saber quais são os fatores-chave para chegar a essa marca.

O número de centenários no mundo aumentou de 151.000 em 2000 para 573.000 em 2021. Isso mostra que as pessoas estão sim vivendo mais, e o esperado é que mais pessoas consigam viver até os 100 anos nos próximos anos.

Geralmente, quem conseguiu viver até os 100 anos são exemplos de como envelhecer bem. Até porque, muitas vezes, essas pessoas tem uma quantidade menor de doenças crônicas e ainda tem sua independência no dia-a-dia até os 90 anos. E mesmo que a genética seja um grande contribuinte da longevidade, fatores que podem ser mudados são responsáveis por mais de 60% do envelhecimento bem sucedido.

Viver até os 100 anos

Instituto de longevidade

Sabendo disso, é compreensível que as pessoas queiram saber quais são os fatores que podem ser modificados para quem quiser viver 100 anos. Quem respondeu isso foi um grupo de cientistas liderado por Zhaoli Dai-Keller e Perminder Sachdev, da Universidade de Sydney. Para isso, eles fizeram a análise do estilo de vida e hábitos de saúde dos centenários e quase centenários no mundo todo.

Como resultado, os cientistas pontuaram quatro fatores-chave que pensam ajudar para viver até os 100 anos e ter uma longevidade extrema.

1 – Dieta variada e um consumo de sal controlado

A alimentação dos centenários e quase centenários era equilibrada e variada. Os cientistas descobriram que, em média, essas pessoas ingeriam entre 57% a 65% de sua ingestão energética vinda de carboidratos, 12% a 32% de proteínas e 27% a 31% de gordura.

Os alimentos consumidos por eles eram arroz, trigo, frutas, vegetais e alimentos ricos em proteínas, como aves, peixes e legumes, além de consumir carne vermelha de forma moderada.

Outro ponto visto foi que a maior parte dos centenários preferia uma dieta que tivesse um teor de sal baixo. Tanto que as pessoas que consumiam uma quantidade maior de sal tinham 3,6 mais chances de ter algum  comprometimento da função física comparados com as que não tinham uma preferência pelo sal.

2 – Consumo menor de medicamentos

Claro que para viver até os 100 anos as pessoas não se livram de doenças crônicas, mas tem uma tendência de desenvolvê-las bem mais tarde do que a média das pessoas. No estudo feito, mais da metade teve problemas como hipertensão, demência ou declínio cognitivo.

Os cientistas descobriram que os participantes do estudo tomavam, em média, 4,6 remédios. Dentre os mais comuns estavam os para pressão arterial e para doenças cardíacas.

Mesmo que a quantidade e tipo de remédios que tem que ser consumidos não possam ser controlados pelas pessoas, é importante que os médicos prescrevam somente quando for necessário. Além de dizer ao paciente todos os benefícios e riscos que eles trazem.

3 – Dormir bem

Para viver até os 100 anos um dos fatores-chave é dormir bem. Até porque, a qualidade e a quantidade do sono afetam o sistema imunológico, os hormônios do estresse e as funções cardiometabólicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. Logo, dormir está relacionado com um menor risco de doenças crônicas e uma vida mais longa.

O ideal é que o sono tenha entre sete e oito horas por noite. Para conseguir uma noite de sono melhor algumas coisas podem ser feitas, como por exemplo, ter uma rotina de sono regular,  criar um ambiente tranquilo, fazer exercícios regularmente e controlar o estresse.

4 – Ambiente de convivência 

No estudo, mais de 75% dos centenários e quase centenários moravam em locais rurais. O mesmo padrão também é visto nas chamadas zonas azuis, conhecidas por terem várias pessoas com 100 anos, como por exemplo, Okinawa no Japão; Sardenha na Itália; a Península de Nicoya na Costa Rica e na ilha Ikaria na Grécia.

A relação entre viver até os 100 anos e essas regiões pode ter relação com a natureza, saúde e bem-estar.

Fonte: Meteored

Imagens: Instituto de longevidade

Mãe chora depois de receber ligação de outra mãe da escola, falando sobre lanche da filha

Artigo anterior

A menina de 11 anos se tornou multimilionária ao inventar uma caneca especial para ajudar seu avô com Mal de Parkinson

Próximo artigo