A Terra está ”escurecendo” conforme o planeta está se aquecendo
Tempo de leitura:2 Minutos, 44 Segundos

A Terra está ”escurecendo” conforme o planeta está se aquecendo

Em suma, nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Uma delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Os pesquisadores descobriram que nosso planeta está ficando mais escuro e, provavelmente, o responsável por isso é a mudança climática. Conforme os oceanos ficam mais quentes, eles geram menos nuvens brilhantes. Isso significa que menos luz solar é refletida de volta para o espaço. Tudo isso aquece ainda mais a Terra.

Eles mediram a refletância, ou albedo, da Terra através da observação da luz terrestre que ilumina a lua. Para que fosse possível ver os resultados desse estudo, quase 20 anos de dados foram coletados entre 1998 e 2017.

Estudo

Feito isso, as medições mostraram que a Terra está agora refletindo aproximadamente meio watt menos de luz por metro quadrado em comparação com 1998. Essa diminuição é equivalente a 0,5% na refletância do planeta. Ao todo, a Terra reflete cerca de 30% da luz solar que a atinge.

“A queda do albedo foi uma surpresa para nós quando analisamos os últimos três anos de dados, após 17 anos de albedo quase plano”, disse o físico teórico Philip Goode, do New Jersey Institute of Technology.

O brilho do planeta depende da quantidade de luz solar que atinge e da capacidade de reflexão da Terra. O estudo mostrou que esses dois fatores não estavam em conjunto. Isso quer dizer que alguma coisa na Terra está causando o escurecimento, principalmente nos últimos anos.

Escurecimento

Os pesquisadores analisaram medições de satélite que sugeriram que uma diminuição das nuvens brilhantes, reflexivas e baixas sobre o leste do Oceano Pacífico tem um papel bem significativo nessa diminuição do brilho do nosso planeta.

Além do que, é bem provável que tudo isso esteja relacionado com as mudanças climáticas. Até porque, nas mesmas áreas onde as nuvens estão diminuindo, as temperaturas da superfície do oceano estão subindo.

“O albedo da Terra  é um determinante essencial do clima da Terra, uma vez que, no sentido mais amplo, as mudanças no clima surgem da evolução simultânea da intensidade solar, do albedo da Terra e do isolamento da estufa”, escreveram os pesquisadores.

Análises

Na Terra, nuvens,  água, gelo, florestas, desertos e todos os outros tipos de terra refletem a luz do sol de uma forma diferente. Justamente por isso que os pesquisadores precisam de conjuntos de dados grandes para que consigam chegar a uma conclusão ao mesmo tempo que o nosso planeta gira.

Visto esses resultados, os pesquisadores estão pedindo que se tome medidas mais abrangentes nos próximos anos. Se esperava que um planeta em aquecimento pudesse criar um albedo maior. Isso mitigaria parte do aquecimento. No entanto, parece que o que está acontecendo é o oposto.

“Padrões estritos de qualidade de dados foram aplicados para gerar médias mensais e anuais. Eles variam significativamente nas escalas mensal, anual e decadal, com a rede sendo um declínio gradual ao longo das duas décadas, que se acelerou nos anos mais recentes”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: https://www.sciencealert.com/two-decades-of-data-show-that-earth-is-dimming-as-the-planet-warms-up