Entretenimento

Afinal, o que significa Black Mirror? Entenda o nome da série

0

Black Mirror é uma série criada por Charlie Brooker e aborda temas obscuros e satíricos sobre a sociedade moderna e as consequências das novas tecnologias. A ficção científica é uma série antológica, ou seja, cada episódio mostra uma história autônoma da anterior. O link entre os episódios está nos temas que tratam da contemporaneidade tecnológica e onde se especula sobre o futuro, que pode estar mais perto do que podemos imaginar.

A série foi lançada em dezembro de 2011. Ela foi exibida originalmente no Channel 4, da BBC. A emissora exibiu as duas primeiras temporadas e mais um especial. Em 2016, a Netflix comprou os direitos e assumiu a produção. Foi a partir de então que Black Mirror se popularizou e ganhou mais destaque mundial.

Recentemente, a produção voltou a ser notícia por conta do anúncio da sua volta com a sexta temporada depois de quatro anos sem nenhum lançamento. Junto com a volta da série, uma pergunta antiga também voltou: o que significa o nome?

Significado de Black Mirror

Tecmundo

Em 2014, Brooker deu uma entrevista para o Channel 4 e contou que a ideia por trás do nome da série é que esse “Espelho Preto”, como seria o nome traduzido, é a tela de qualquer dispositivo eletrônico quando ela está desligada que permite que a pessoa veja o seu próprio reflexo nela.

“O que eu peguei como significado era o momento em que uma tela está desligada. Quando ela fica assim, parece um espelho escuro. Porque qualquer TV, LCD, iPhone, iPad, algo assim… se você simplesmente encarar ele, parece um espelho preto. Há algo frio e horripilante sobre isso e pareceu um título coeso com o programa”, explicou ele na época.

O significado do nome podia ser visto no próprio logo da série que, durante muito tempo, era uma tela trincada prestes a estilhaçar. De acordo com o criador da série, a ideia era que o espectador refletisse depois de assistir um episódio que traz essa crítica sobre o comportamento com relação aos avanços tecnológicos.

“Eu meio que gosto do fato de que as pessoas estão vendo a série na TV, no notebook, no celular ou sei lá, e aí quando os créditos finais começam a aparecer e a tela corta para o preto, elas se veem refletidas”, disse Brooker.

O criador de Black Mirror também foi questionado em entrevistas a respeito de como os episódios funcionam, principalmente os mais recentes com a ausência de equipamentos futuristas. Nesse ponto, Brooker rejeitou a ideia de que a antologia é na realidade uma crítica ou então uma negação à tecnologia. Na visão dele, mesmo que o nome da série seja sobre uma tela, a ideia é mostrar que “as pessoas são problemáticas”.

Nova temporada

Os fãs da série já sabem que a sexta temporada de Black Mirror está no catálogo da Netflix desde junho. E conforme a gigante do streaming disse sobre essa temporada: “Cinco novas histórias. Cinco chances de você desgraçar a sua cabeça”.

Para quem ainda não viu essa nova temporada, saiba a sinopse de cada um dos novos episódios da série.

Episódio 1: Joan Is Awful (“A Joan é Péssima”)

Uma mulher comum fica chocada ao descobrir que uma plataforma global de streaming lançou uma adaptação de uma série de televisão sobre sua vida, na qual ela é retratada por Salma Hayek. O episódio conta também com Annie Murphy, Michael Cera e Himesh Patel.

Episódio 2: Loch Henry (“Lago Henry”)

Um jovem casal viaja para uma cidade tranquila na Escócia para começar a trabalhar em um documentário, mas se vê envolvido em uma história local que envolve eventos chocantes do passado. No elenco estão Samuel Blenkin, Myha’la Herrold, Daniel Portman e John Hannah.

Episódio 3: Beyond the Sea (“Além do Mar”)

Em um mundo alternativo de 1969, dois homens em uma missão arriscada de alta tecnologia lidam com as consequências de uma tragédia inimaginável. Estrelam o episódio Aaron Paul, Josh Hartnett e Kate Mara.

Episódios 4: Mazey Day (“Dia de Mazey”)

Uma estrela problemática é perseguida por paparazzi enquanto lida com as consequências de um incidente de atropelamento e fuga. Zazie Beetz, Clara Rugaard e Danny Ramirez protagonizam.

Episódio 5: Demon 79 (“Demônio 79”)

No norte da Inglaterra, em 1979, uma tímida vendedora é informada de que deve cometer atos terríveis para evitar um desastre. Anjana Vasan, Paapa Essiedu, Katherine Rose Morley e David Shields estrelam o episódio.

Fonte: Tecmundo

Imagens: YouTube, Tecmundo

Filme da Barbie é banido do Vietnã; entenda motivo

Artigo anterior

Esta é a melhor hora para fazer exercício, segundo a ciência

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido