Curiosidades

Filme da Barbie é banido do Vietnã; entenda motivo

0

Desde que a produção de um filme da Barbie foi anunciada, o assunto é comentado nas redes sociais. Claro que logo de cara as pessoas pensaram que o filme de Greta Gerwig sobre a icônica boneca, interpretada por Margot Robbie, seria uma coisa literal e até mesmo infantil. Contudo, pelos trailers é possível ver que a produção irá seguir um caminho completamente diferente.

E mesmo antes de sua estreia, que seria no dia 21 de julho no país, o Vietnã decidiu banir o filme da Barbie. O motivo para isso é uma cena do longa que mostra um mapa com o país no Mar da China Meridional.

Por conta disso, de acordo com Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do país, o Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã decidiu proibir o filme no país.  “Não concedemos uma licença para o filme americano Barbie lançar no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse ele.

Proibição de Barbie

Tecmundo

De acordo com o visto nas redes sociais, nessa cena em específico não se tem uma reprodução do mapa mundi com a linha de nove traços. Ao invés disso, o mapa desenhado tem oito linhas saindo da Ásia, e isso teria sido entendido como uma alusão à questão geopolítica.

Essa linha das nove raias é uma demarcação territorial que o governo chinês impôs desde meados do século XX. Com isso, ele alega que grande parte do mar, inclusive as áreas que ficam perto do litoral do Vietnã e várias ilhas, é pertencente à China.

Isso é contestado não apenas pelo Vietnã, mas também pelas Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei. E em 2016, o Tribunal de Haia decidiu que a China não tem uma base legal para reivindicar esse território que ela demarcou com essa linha. Mesmo assim, o governo chinês se recusa a fazer o reconhecimento desse veredito dado.

Curiosamente, a proibição do lançamento do filme da Barbie não foi a única vez que o Vietnã baniu um filme do seu território. Em 2019, o governo também proibiu pela mesma questão a animação da DreamWorks “Abominable”. Além dele, em 2022, o filme “Uncharted” da Sony também foi proibido.

Lançamento no Brasil

Mesmo que no Vietnã o filme não seja mais lançado, a estreia de Barbie segue firme e forte aqui no Brasil no dia 20 de julho. E nos principais cinemas do país, a pré-venda de ingressos já está aberta e várias salas já estão esgotadas. Até porque, esse é um dos filmes mais aguardados do ano.

O filme é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, dirigido por Greta Gerwig e roteirizado também por ela junto com Noah Baumbach, cineasta e marido de Greta.

Boneca

UOL

Por mais que o filme não seja sobre a origem da boneca, é legal saber um pouco mais sobre ela. Por exemplo, Barbie tem um nome completo e é Barbara Millicent Roberts. Ela foi criada pela empresa Mattel no ano de 1959. Originalmente ela foi feita para meninas mais velhas, que tinham uma idade maior do que as que costumavam comprar bonecas.

Ela foi um sucesso assim que lançada e logo conquistou o mundo inteiro. Desde então, a Barbie ganhou várias edições e sofreu algumas mudanças físicas para melhorar e alcançar ainda mais público. A boneca é um símbolo da mulher americana, mas a origem não é tão inocente, ou americana assim.

Em 1956, Ruth Handler e sua filha Barbara foram passar férias na Suíça. A menina gostou bastante de uma boneca alemã, chamada Bild Lili. A mãe então levou consigo três bonecas para casa e apresentou a ideia para seu marido e parceiro de negócios que era um dos fundadores da Mattel.

Em 1959, a versão da Lili da Mattel que se chamava Barbie foi lançada. Mas a antecessora da Barbie tinha uma história bem mais adulta. O cartunista Reinhard Beuthien desenhou Lili, em 1952, apenas para preencher um espaço vazio no tabloide Bild-Zeitung.

Em seu desenho, Lili era sensual, desinibida e independente. Ela trabalhava como secretária e namorava homens mais velhos, às vezes, apenas pelo dinheiro. Em uma das tirinhas, Lili aparece nua se cobrindo apenas com um jornal. Ela conta para um amigo: “Tivemos uma briga e ele levou de volta todos os presentes que ele me deu”.

Já em outra tirinha, ela está de biquíni quando um policial diz para ela que a roupa de duas peças tinha sido banida. Ela então pergunta qual das partes ela deveria tirar. Logo ela se tornou uma sensação.

De acordo com a Time, Lili ficou tão popular que as lojas de tabaco, bares e lojas de “brinquedos” para adultos vendiam versões de plástico da boneca chamada Bild Lili. A boneca era loira platinada com olhos azuis e seios grandes. Ela usava batom vermelho e delineador azul. Além disso, seus pés eram um salto agulha preto.

O design da boneca tinha sido feito para imitar o que os homens desejavam nas mulheres. Mas as meninas também queriam a boneca. E para lucrar com esse interesse, os fabricantes da boneca começaram a vender móveis e casas separadamente da boneca.

E foi quando Ruth Handler viu a boneca, e nela, enxergou uma oportunidade. Logo depois de apresentá-la para a Mattel, ela fez algumas pequenas mudanças. Foram elas: dar pé à boneca e tirar seus brincos.

Em 1959, a criação de Handler fez sua primeira aparição na American International Toy Fair. A primeira Barbie tinha quase tudo igual à sua semelhante alemã. Tanto os olhos da Barbie quanto os de Bild Lili olhavam para o lado. E só foram modificados em 1971.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo, YouTube, UOL

Como deepfake de Elis Regina foi criado para o comercial da Volkswagen

Artigo anterior

Afinal, o que significa Black Mirror? Entenda o nome da série

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido