Fatos Nerd

Afinal, por que os olhos dos super-heróis são brancos?

0

Já parou para se perguntar por que muitas vezes os olhos dos super-heróis são brancos quando eles estão de máscara? De onde surgiu essa ideia? Quem foi o pioneiro nesse estilo de desenho? Como a moda perpetuou? Brian Cronin (via CBR) responde essas e outras perguntas, até então, misteriosas.

O primeiro caso reportado se refere à Little Orphan Annie, tirinhas criadas por Harold Gray que vinham em jornais americanos em meados da década de 1920. Nelas, todos os personagens tinham os olhos brancos e era um tanto assustador.

Apesar disso, Cronin alega ser pouco provável que a tendência dos olhos brancos dos super-heróis tenha nascido ali, sendo a resposta oriunda do próprio gênero de histórias.

Motivo pelo qual os olhos dos super-heróis são brancos

Fantasma Olhos Brancos 1024x484, Fatos Desconhecidos

A resposta correta está na criação de Lee Falk, com os quadrinhos de O Fantasma. O personagem foi o primeiro super-herói de destaque nos Estados Unidos a usar máscara com olhos brancos, fazendo deu debute inicialmente em tirinhas de jornal, dois anos antes de Superman, em 1936.

O sucesso da criação de Falk influenciaria outros artistas a fazerem o mesmo com seus heróis que também usassem máscara. Em uma entrevista à Raymond Elman, para o Provincetown Arts, em 1989, o autor tentou explicar de onde tirou a ideia para os olhos brancos.

“Construí um mundo para o Fantasma e seus personagens. Ele tem um lugar nessa selva e várias casas na América, Europa e uma em Golden Beach, e assim por diante.

O Fantasma surge do mundo dos heróis clássicos, que era meu mundo quando criança. Todos os heróis da mitologia grega e romana. E minha resposta para o sucesso mundial do personagem é que o Fantasma tem um pé na mitologia de várias cultuas. Isso não foi acidental. Eu tentei criá-lo dessa forma.

Na verdade, eu não lhe dei olhos. Ou seja, você não pode ver seus olhos. Quando eu o criei pela primeira vez, eu estava pensando nos bustos dos heróis greco-romanos. Se você colocar olhos no Fantasma, ele mudam toda a aparência. A ausência de olhos transmite ao personagem uma imagem divina”.

De fato, por muito tempo se acreditou que os gregos não haviam pintado os olhos das esculturas de seus heróis, hoje já é cientificamente provado o engano. Isto é, os gregos pintaram sim as pupilas dos bustos.

Inclusive, a ciência no estudo da arte também conseguiu comprovar que os artistas gregos, além das pupilas, também pintaram todo o resto da escultura.

Batman Olhos Brancos 1024x576, Fatos Desconhecidos

Apesar da intensão de Lee Falk na época, sua inspiração foi baseada em um equívoco. Mesmo assim, o autor deixou seu legado nos quadrinhos. Sua ideia dos olhos brancos foi seguida e popularizada com Batman, então, está tudo bem!

Imagens: DC Comics.

Série de O Senhor dos Anéis divulga 20 novos nomes para o elenco

Matéria anterior

Nova habilidade do Superman é mostrada em nova HQ

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Fatos Nerd

Comentários

Comentários não são permitidos