Curiosidades

Agência Espacial Brasileira analisa parte de possível foguete da SpaceX

0

Quando pensamos em foguete, espaço, lançamento e volta para Terra, geralmente não relacionamos essas coisas com o Brasil. Mas isso não quer dizer que nosso país não possa, às vezes, nos surpreender, como por exemplo, temos um pedaço de um possível foguete da SpaceX.

O pedaço do foguete foi encontrado por um morador da região do Paraná e causou muita curiosidade. Tanto que a Agência Espacial Brasileira foi até o local para fazer uma visita técnica. Eles disseram que, provavelmente, o pedaço é parte de um foguete Falcon 9, produzido pela empresa de Elon Musk.

A visita foi feita por um técnico e um profissional de comunicação, que saíram de Brasília. Eles selaram o local com um cordão de isolamento para que conseguissem dizer se o objeto era de fato uma parte de um foguete da SpaceX.

Se depois das análises feitas se confirmar isso, as autoridades nacionais vão entrar em contato com a empresa, que por sua vez poderá ou não querer o seu material de volta.

Pedaço

Olhar Digital

O pedaço ainda está no mesmo local porque a agência não o removeu. Além disso, eles orientaram o proprietário do terreno a também não interagir com o objeto para que possíveis danos sejam evitados.

Os profissionais já sabem que o objeto realmente é uma parte de um foguete. Alguns detalhes do seu design indicam a presença de um motor de propulsão Merlin, usado pela SpaceX para impulsionar os foguetes Falcon 9.

Mesmo assim, as informações que a Agência Espacial Brasileira coletou irão fazer parte de um laudo pericial, que então atestará a origem desse objeto. Mas ainda não foi informado qual será o prazo para que essas informações sejam divulgadas.

Quem encontrou esse objeto foi o mecânico e agricultor João Ricardo, enquanto andava na propriedade da família. A princípio, ele pensou que fosse uma barraca, mas quando notou que o objeto era metálico, se lembrou do barulho que escutou na madrugada do dia oito desse mês. O dia foi quando aconteceu a reentrada do segundo estágio do foguete da SpaceX na região.

Observações

Olhar Digital

Analisando esse caso, a equipe da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), observou que São Mateus do Sul fica fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada observada na semana anterior.

foguete

Olhar Digital

Mesmo assim, essa informação não pode ser completamente confirmada, visto que geralmente a SpaceX usa materiais de fácil combustão nos seus foguetes. A empresa faz isso justamente para que nos momentos de reentrada essas partes se destruam completamente para que o problema de lixo no espaço não fique ainda pior.

SpaceX

A empresa de Elon Musk é uma das que tem o objetivo de tornar o turismo espacial uma realidade. Um marco feito por ela, no ano passado, foi levar ao espaço e trazer de volta à Terra quatro turistas depois de três dias fora do nosso planeta. Isso fez com que se concluísse com sucesso a primeira missão orbital da história sem nenhum astronauta profissional a bordo.

A nave usada foi a SpaceX Dragon. Seu escudo térmico permitiu que ela resistisse à queda. Os quatro paraquedas grandes a desaceleraram antes que ela caísse no oceano atlântico, na costa da Flórida.

“Foi uma viagem e tanto para nós, e estamos apenas começando”, disse o capitão bilionário Jared Isaacman, que financiou a expedição com o objetivo de tornar o espaço um pouco mais acessível.

O bilionário que pagou a viagem à SpaceX ofereceu os outros três lugares para estranhos. Foram eles: Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; Sian Proctor, uma professora de 51 anos; e Chris Sembroski, 42, um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.

O objetivo dessa missão, chamada Inspiration4, era estimular a democratização do espaço, além de provar que ir para lá é uma coisa possível para tripulações que não são escolhidas a dedo e que não tiveram treinamento por anos.

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Olhar Digital, Twitter

Fazendeiro produz vodca usando leite de ovelha

Artigo anterior

Aposentada é resgatada por motoboys durante alagamento em SP

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido