Curiosidades

Águia de Sangue, o método de tortura viking cruel e inacreditável

0

Muitas histórias sobre os vikings lançadas por aí abordam em algum momento o ritual de tortura que eles, supostamente, praticavam. Era o chamado método Águia de Sangue. O método consistia em abrir as costas de seus inimigos, enquanto a pessoa ainda estava viva, de modo que seus órgãos internos ficassem expostos, simulando as asas ensanguentadas de uma águia.

Os Vikings eram muito conhecidos por torturarem cruelmente seus inimigos, em nome de seu deus, Odin. Dentre as narrativas, fictícias ou não, a Águia de Sangue já foi descrita como um dos métodos mais dolorosos e aterrorizantes já criados pelo homem.

A primeira vitima

A primeira vez que se tem conhecimento de que tenha ocorrido o uso da Águia de Sangue foi em 867, quando o rei Aella, do Reino da Nortúmbria, atual North Yorkshire, na Inglaterra, foi vítima de um ataque viking. Aella teria matado o líder viking Ragnar Lothbrok e o jogou em um poço cheio de cobras

Como vingança à morte do líder, os vikings, os dinamarqueses capturaram York, liderados pelo filho de Lothbrok, Ivarr, o sem ossos, que nesse momento havia se tornado o viking mais temido de sua época e que desejava a vingança de seu pai com a morte do Rei Aella. No entanto, essa questão do poço de cobras é considerado um mito.

Ivarr tinha muita sede de mostrar ao mundo e principalmente a Aella a quem ele havia desafiado. E, assim, o rei foi a primeira vitima da Águia de Sangue.

Como tudo acontecia

Muitos estudiosos ainda debatem se de fato os vikings realizavam esse tipo de tortura. No entanto, mesmo que isso seja apenas fruto da imaginação e das histórias que foram contadas ao longo das gerações, não há como negar que o nível de crueldade usado para empregar o método, requisitava pessoas de estômago forte para executá-lo.

Além de abrir as costas das vítimas e deixar seus órgãos expostos, a pessoa era amarrada para evitar fugas e sua movimentação. Para aumentar ainda mais a dor, eles ainda jogavam sal sobre a ferida escancarada. Alguns contam que os pulmões das vítimas eram retirados para fora dos corpos. Aparentemente, sempre dá para piorar a situação.

O rei Aella parece não ter sido único a ter sido torturado com o método. O rei Edmund da Inglaterra, Halfdan, filho do rei Haraldr da Noruega, o arcebispo Aelheah e o rei Maelgualai de Munter também foram vítimas da Águia de Sangue, pelas mãos de Ivarr, o sem ossos. As mortes das vítimas da Águia de Sangue teriam ocorrido entre os anos 800 e 900, e talvez durante os anos 1000.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Os Simpsons anos atrás previram parte de Vingadores: Guerra Infinita

Artigo anterior

Conheça Jair Messias Bolsonaro, presidente eleito no Brasil em 2018

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido