• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Alerta total! Ebola já chegou à América!

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      01/10/14 às 15h53

Sim, o que todo mundo temia, já começou a acontecer: o primeiro caso do vírus Ebola fora do continente africano foi registrado ontem (30/10), nos Estados Unidos. Na África, onde a doença surgiu, a doença já fez mais de 3 mil vítimas fatais.

De acordo com autoridades americanas, o paciente infectado estava na Libéria - o país africano mais afetado pela doença - e, no último dia 20, viajou para os Estados Unidos em visita a alguns parentes. As informações até agora indicam que a vítima passou 4 dias em contato com outras pessoas, o que pode ter aumentado o risco de transmissão da doença. (Clique aqui para conhecer 5 outras doenças consideradas mais preocupantes de o Ebola!)

O paciente, que já sofria com febre altas e outros sintomas, só foi isolado no domingo; embora já viesse se sentindo mal desde o último dia 24. Agora ele está em isolamento no Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas. Conforme os representantes do lugar, a situação do rapaz é crítica e as pessoas que estiveram em contato direto com ele, antes da internação, também já estão sendo monitoradas.

1

Apesar desse ser o primeiro caso de Ebola fora da África, especialistas americanos garantem que ninguém precisa entrar em pânico. Os Estados Unidos está otimista quanto às possibilidades de contar a propagação do vírus, uma vez que o país conta com condições adequadas de saneamento e o local onde o paciente infectado está é devidamente higienizado, coisa que não acontece na África. Esses, aliás, seriam os principais fatores de tantas contaminações no continente.

Representantes americanos também fizeram questão de tranquilizar as pessoas que, por acaso, tenham viajado no mesmo voo que o paciente infectado. Conforme explicaram, o Ebola é transmitido pelo contato com fluídos corporais das pessoas doentes, mas somente na fase em que os sintomas da enfermidade começam a aparecer. Antes disso, não há qualquer risco de contaminação.

2

Sei!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+