• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Alguns frutos do mar estão caindo do céu, entenda o motivo

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      19/06/18 às 19h37

Pode até parecer cena de um fraco filme de ficção, mas por incrível que pareça, frutos do mar estão realmente caindo do céu em alguns lugares pelo mundo. Na China, por exemplo, costuma ser mais comum do que imaginamos. Durante a semana passada, uma cidade chinesa chamada Qingdao experimentou o fenômeno e criaturas marinhas caíam pelo céu em meio a chuvas e ventos fortes.

Muitos moradores do local ficaram surpresos com o que estava acontecendo, e sem entender nada, registraram o momento e compartilharam nas redes sociais. Aquilo que chamaram de "chuva de frutos do mar", contou com estrelas-do-mar e camarões se espatifando em para-brisas de carros estacionados pelas ruas. Surgiu até mesmo a imagem de um polvo que também estava supostamente caindo do céu. Embora este último caso seja claramente falso, uma vez que a foto foi manipulada e produzida apenas em forma de piada, o restante é bem sério.

A natureza assusta

Outros casos parecidos já foram registrados. A maior incidência vem de peixes caindo do céu, mas vermes e até mesmo aranhas já passaram pela mesma situação. Tais eventos são considerados extremamente raros, mas partindo da circunstância e da estranheza do caso, ainda acontecem mais do que somos capazes de imaginar. Nem mesmo os cientistas conseguem explicar ao certo os fatores que geram tudo isso, mas existem algumas hipóteses bastante plausíveis.

É comum que a chuva aconteça a partir da evaporação da água presente na superfície da Terra. Tal vapor esfria e condensa na atmosfera, retornando para nós em forma das gotas de chuva. No entanto, vale considerar que essa água não é pura, uma vez que pode capturar partículas no meio do caminho, o que também ocasiona a chuva ácida.

Hipótese mais provável

Mas é claro, qualquer animal, por menor que fosse, seria pesado o suficiente para fazer parte do processo. Além do mais, seria impossível. Nos atentemos então para uma outra possibilidade. Considerando os climas mais extremos e outros fenômenos naturais, como tornados e ventos fortes. Julgando a partir daí, acredita-se que essas chuvas de frutos do mar possam ser explicados por algo chamado de trombas d'água... Gigantes colunas de ventos que são formados sobre a água, podendo se mover para dentro dela. Normalmente se desenvolvem durante fortes tempestades.

Segundo um artigo encontrado na Biblioteca do Congresso dos EUA: "Como um tornado, uma tromba d'água madura consiste de um vórtice central de baixa pressão rodeado por um funil rotativo de correntes ascendentes. O vórtice no centro dessas tempestades é  forte o suficiente para 'absorver' o ar, a água e pequenos objetos ao redor, como um vácuo".

Apesar de parecer explicar exatamente a chuva de criaturas marinhas, os cientistas não podem adotar a teoria como absoluta verdade. Isso porque nunca flagraram algo do tipo acontecendo e levando embora animais das águas. Por outro lado, alguns pesquisadores acreditam que apenas um vento mais forte já seria capaz de fazer isso... Tendo o poder necessário para arrancar seres da água e levá-los pelos ares.

No caso de Qingdao por exemplo, foram registrados ventos a incríveis 125 km/h. Tal velocidade é alcançada por furacões! Dessa forma, especula-se que o vento poderia ter destruído um mercado de rua que vendia frutos do mar. Em seguida, teria os espalhado pelos quatro cantos da cidade. Parece ser bem possível, não acha?

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+