• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Altar maia indica que a civilização passou por uma espécie de "Guerra dos Tronos"

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      24/09/18 às 14h25

O seriado Game of Thrones é baseada nos livros de George R.R. Martin. A série mostra duas famílias poderosas disputando um "jogo mortal" pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro. Bom, vocês devem estar se perguntando o que diabos os maias tem a ver com esse seriado, certo? Na verdade nada, a não ser os jogos políticos bem parecidos com os do seriado.

Estamos falando isso porque encontraram um altar maia de cerca de 1500 anos. O artefato foi descoberto no norte da Guatemala e tem algumas coisas bem semelhantes com o seriado citado anteriormente. Ficou curioso para saber que semelhanças são essas? A gente conta com detalhes para vocês.

O altar

O altar foi esculpido em calcário e pesa mais ou menos 1 tonelada. O altar representa o rei Chak Took Ich"aak, o soberano de la Corona (região da selva perto das fronteiras com o México e Belize). Tomas Barrientos, um dos responsáveis pela escavação que encontrou o altar, diz que o artefato estava inteiro dentro de um templo.

O rei Chak aparece sentado, segurando um cetro pelo qual emergem dois deuses patronos da cidade. Depois de analisar o altar, os arqueólogos descobriram que a estrutura tem hieróglifos maias com inscrições correspondentes a 12 de maio de 544.

As evidências permitiram que os especialistas determinassem que a dinastia Kaanul desenvolveu um movimento político em La Corona que ajudou a destruir os Tikal em 562. Depois disso eles governaram as terras baixas maias por quase dois séculos.

O "Game of Thrones" da civilização maia

O Game of Thrones dos maias se baseava em alianças com pequenas cidades em volta de Tikal. Foi constatado também um casamento entre uma princesa do Reino da Serpente e o rei de La Corona, o que mostra que existiu alguns acordos políticos.

"O altar conta parte de uma história da Guatemala, por volta de 1. 500 anos atrás, que poderíamos chamar de um 'Game of Thrones' maia", disse Barrientos. Ele comparou as manobras políticas dos Kaanul com a disputa das famílias do seriado.

Para ele, o altar preenche algumas lacunas e liga pontos das relações políticas da cultura maia. "É uma obra de arte de alta qualidade que nos mostra que eles eram governantes entrando em um período de grande poder e que estavam se aliando com outros para competir, neste caso, com Tikal", completou Barrientos.

Uma grande descoberta para entendermos um pouco da disputa de poderes da civilização maia. Mas e aí, já tinha imaginado que disputas de poder como as do seriado já tinham acontecido nesse mundo? Não esqueça de deixar a sua opinião.

Próxima Matéria
Via   Uol     Phys Org  
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+