Compartilhando coisa boa

Além de saboroso, o amendoim pode trazer diversos benefícios para a saúde

Amendoim
0

O amendoim é um alimento muito consumido em todo o Brasil, seja em preparos quentes e salgados, como no famoso caruru baiano, seja em pratos frios e doces, como no pavê paulista. Pode ser consumido in natura, como snack, ou no formato de pasta, sobre pães e torradas. É super versátil.

O que muitas pessoas não sabem é que, além de saboroso, o amendoim pode trazer diversos benefícios para a saúde. Pensando nisso, vamos trazer a seguir alguns desses benefícios, que vão desde a prevenção contra doenças cardiovasculares até contra o envelhecimento precoce.

Previne contra doenças cardiovasculares:

Consumir amendoim pode ajudar a prevenir contra doenças cardiovasculares, porque ele consegue baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, que pode causar o aparecimento de placas nos vasos sanguíneos. Além disso, o resveratrol encontrado no amendoim tem propriedades antioxidantes, que podem evitar o aparecimento de doenças cardíacas.

Auxilia na perda de peso:

O amendoim é um alimento rico em calorias, mas, ao contrário do que se possa imaginar, ele pode contribuir para a perda de peso. Por ser rico em fibras e proteínas, o amendoim provoca uma sensação maior de saciedade. É uma ótima opção de snack saudável e pode ser ingerido sem problema junto de suplementos. Ao contrário de outros alimentos ricos em carboidratos simples, os amendoins, além das fibras e proteínas, contêm gorduras saudáveis.

Pode evitar o aparecimento de diabetes:

Consumir amendoim pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo um estudo do Journal of the American Medical Association. Esse alimento é rico em gordura insaturada e em outros nutrientes que ajudam o corpo a regular a insulina. Além disso, as fibras encontradas no amendoim também ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue, juntamente do magnésio e das gorduras saudáveis.

Reduz o risco de câncer:

O consumo de amendoim, assim como de certas castanhas, tem sido associado a um risco reduzido de câncer colorretal. O resveratrol, o ácido fólico e o ácido fítico encontrados no amendoim têm propriedades anticancerígenas, que podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

Previne contra o envelhecimento precoce:

O amendoim contém substâncias com poder antioxidante, como a vitamina E, que atua na prevenção contra o envelhecimento precoce. Os antioxidantes podem proteger as células contra os radicais livres, que danificam a pele ao se agarrar ao colágeno e enfraquecer a elasticidade natural da pele, causando rugas e flacidez.

Coletor de lixo demitido por vídeo durante expediente é recontratado no Dia do Gari

Matéria anterior

Jiboia arco-íris é encontrada em RO. Saiba o motivo dela ser colorida

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos