Curiosidades

Angelina Jolie vende quadro pintado por Winston Churchill por mais de US$ 11,5 milhões

0

Propriedade de Angelina Jolie, a “Torre da Mesquita de Koutoubia”, uma obra de uma paisagem marroquina pintada pelo político conservador e estadista britânico Winston Churchill foi arrematada em um leilão nesta segunda-feira, 01/03, por mais de US$ 11,5 milhões, quebrando o recorde anterior de uma outra obra do líder britânico que atuou ativamente durante a Segunda Guerra Mundial.

O leilão foi promovido pela casa Christie’s, em Londres. O primeiro lance foi estabelecido entre 1,5 e 2,5 milhões de libras – o valor exato não foi informado pela casa de leilões e nem pela mídia internacional. A obra, que retrata fielmente uma imagem de uma mesquita de Marrakesh do século 12 sendo ilustrada por um pôr do sol e montanhas ao fundo, é extremamente valiosa por ter sido criada em um importante momento político da história.

“Torre da Mesquita de Koutoubia” – a obra

De acordo com a CBS News, a “Torre da Mesquita de Koutoubia” é a única pintura que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill concluiu em tempos de guerra. Ainda de acordo com o portal, a obra nasceu durante o conflito de 1939-45 e foi concluída após a Conferência de Casablanca, em meados de janeiro de 1943, onde Churchill e o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, planejaram a derrota da Alemanha nazista.

Os dois líderes visitaram Marrakech após a conferência para que Churchill pudesse mostrar a Roosevelt a beleza da cidade. Churchill presenteou Roosevelt com a obra para que o presidente dos Estados Unidos tivesse uma recordação da viagem. Em 1945, após a morte do presidente, a pintura foi vendida pelo filho de Roosevelt. Até Jolie e Brad Pitt comprá-la, em 2011, a obra teve inúmeros proprietários.

Como todos sabem, o casal se separou em 2016 e passou anos enredado no processo judicial de divórcio, o qual, além de imóveis, envolvia também a divisão do extenso acervo de arte, constituído por ambos durante o matrimônio.

Jolie e Brad Pitt se declararam oficialmente divorciados em 2019, logo após seus advogados pediram um julgamento bifurcado, o que significa que duas pessoas casadas podem se declarar solteiras enquanto outras questões, incluindo finanças e custódia dos filhos, permanecem em juízo.

O comprador da obra “Torre da Mesquita de Koutoubia” não foi identificado até o momento.

Winston Churchill

De acordo com o portal Stoodi, Winston Leonard Spencer-Churchill nasceu em novembro de 1874, no Palácio de Blenheim, cidade de Woodstock, na Inglaterra, na família dos nobres Duques de Marlborough. Seu pai, Randolph Churchill, foi, na época, um renomado político, que logo ascendeu a Primeiro-Ministro e, em seguida, Ministro da Fazenda. Já sua mãe, a norte-americana Jennie Jerome, era uma figura altamente respeitada pela alta sociedade.

Churchill formou-se em um rígido colégio de Dublin, na Irlanda, e por isso conseguiu ingressar na Academia Militar de Sandhurst, onde tornou-se Tenente-Coronel. Devido ao cargo, foi enviado para a guerra que se desenrolava em Cuba, em 1895, como correspondente. Por ter desempenhado um excelente papel, foi transferido para a segunda guerra Anglo-Afegã. Ali, atuou como colunista de grandes jornais e revistas que eram ativas na época.

Conforme expôs o portal Stoodi, Churchill serviu ao Exército por quase trinta anos. Em 1900, quando retornou a Inglaterra, atuou no parlamento. Apoiado pelo partido conservador, assumiu os cargos de Ministro das Finanças, Ministro do Comércio, Ministro da Defesa, Ministro das Colônias e Ministro das Munições até tornar-se Primeiro Lord do Almirantado, cargo de alto prestígio na Marinha Britânica.

Churchill deixou a posição durante a Primeira Guerra Mundial. Entre 1919 e 1921, foi convidado a assumir o cargo de Ministro da Guerra, contudo, em meio às décadas de 20 e 30, tornou-se membro da Câmara Baixa e, com isso, decidiu dedicar-se à literatura, ganhando, em 1953, um Prêmio Nobel pelas obras publicadas.

Em 1933, com a chegada de Adolf Hitler, Churchill volta a assumir a posição de Lord do Almirantado. Fiel ao governo, Churchill foi vangloriado por ser um dos responsáveis pela vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, a qual, como todos sabemos, durou até 1945.

O político faleceu em janeiro de 1965, aos 90 anos de idade. Até hoje, a figura de Churchill é respeitada.

10 maiores bilheterias do cinema brasileiro

Matéria anterior

O melhor destino europeu de 2021 é português

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos