• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aparentemente, existiu um ''corredor de gelo'' entre o Brasil e a África

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      20/02/19 às 16h03

Formações rochosas vulcânicas que ligaram o Brasil à Namíbia foram descobertas por geólogos da Universidade da Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, grandes blocos de gelo passavam pela formação rochosa no país do continente africano em direção ao nosso território.

Isso teria acontecido há cerca de 300 milhões de anos, quando a configuração dos continentes e o clima eram bem diferentes do que conhecemos hoje em dia. A descoberta foi publicada por ele na revista cientifica PLOS One.

As formações rochosas

Essas constatações foram feitas durante a expedição dos cientistas, Graham Andrews e Sarah Brown. A informação de que geleiras possam ter existido na Namíbia, conhecida por seu clima seco e desértico, deixou os pesquisadores bem surpresos.

"Percebemos rapidamente o que estávamos vendo porque crescemos em áreas do mundo que estiveram sob as geleiras — eu na Irlanda do Norte e Sarah no norte de Illinois", disse Andrews, que é professor assistente de Geologia, em um comunicado.

Acompanhados de outro geólogo, Andrew McGrady, os cientistas fizeram análises de imagens de satélite para descobrir padrões e o tamanho que tais formações rochosas apresentavam. Grandes sulcos foram percebidos por eles, o que mostra, segundo teoria desenvolvida a partir do estudo, que o gelo se movia rapidamente, o que acabou esculpindo as rochas.

McGrady classificou, através das imagens de satélite, algumas características sedimentares das rochas. Formas mais alongadas foram chamadas de whalebacks. As grandes formações receberam o nome de megawhalebacks. Segundo relatos dos cientistas, o gelo passando por diversas vezes nos mesmo lugares, acabaram por esculpir a superfície das rochas.

A equipe de McGrady, que conta com a ajuda de Shannon Maynard, responsável pela tradução de diversos artigos sobre depósitos de gelo na América do Sul para o português, descobriu que algumas partes do Brasil receberam substâncias de geleiras que tinham origem na Namíbia.

"Esse trabalho é importante porque pouco foi publicado sobre as características glaciais da Namíbia", contou McGrady. Outro ponto abordado na pesquisa é a confirmação de que a África do Sul naquele período estava localizada no Polo Sul. A geomorfologista, Lauren Knight, da Universidade de Portsmouth, explicou que vestígios dessa antiga corrente de gelo também foram encontrados na Antártica e na Groenlândia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+