Ciência e Tecnologia

Esse é o app mais baixado da Play Store e não é o WhatsApp

0
Esse é o app mais baixado da Play Store e não é o WhatsApp

Você já se perguntou qual o app mais baixado da Play Store? Uma dica, não é o WhatsApp. Dito isso, o que nos resta? Mais uma dica, estamos falando de um aplicativo do Google. Tendo batido a marca de 10 bilhões de downloads na Play Store, estamos falando do “Google Play Services”, um aplicativo utilitário e pertencente à própria desenvolvedora do Android.

Na descrição do aplicativo na Play Store, podemos entender um pouco mais da sua função no Android. “O Google Play Services é usado para atualizar apps do Google e apps do Google Play. Este componente fornece funcionalidades essenciais, como autenticação para seu serviços do Google, contatos sincronizados, acesso a todas as configurações de privacidade do usuário mais recentes e serviços baseados na localização com qualidade mais alta e menor consumo de recursos”, afirma a descrição. Além disso, “o Google Play Services também aprimora sua experiência com apps. Acelera pesquisas off-line, fornece mapas mais imersivos e aprimora experiências de jogo”, completa.

O app possui mais de 10 bilhões de downloads na Play Store

Vale lembrar que o número de instalações do Google Play Services não se refere à quantidade de aparelhos que possuem o pacote instalado. Mas sim, à quantas vezes eles foi, de fato, baixado. Isso significa que um aparelho pode ter baixado o aplicativo mais de uma vez, caso ele tenha sido desinstalado. De toda forma, 10 bilhões de downloads na Play Store é um número mais do que invejável.

Até 2019, uma estimativa divulgada pelo próprio Android afirmava que existiam cerca de 2,5 bilhões de aparelhos ativos. Para se ter uma ideia, esse número foi alcançado após 10 anos do lançamento da primeira versão do sistema operacional. Apesar disso, levando em conta a data dos dados divulgados e aparelhos que não acessam a Play Store, o número de aparelhos ativos é ainda maior.

Esse aplicativo é mais importante do que você imagina

Ainda com dados de 2019, neste ano, o blog do Google divulgou que o Google Play Protect, um sistema de proteção, que funciona através do Google Play Services, impediu a instalação de mais de 1,9 bilhão de aplicativos com malware, dentro e fora da loja de aplicativos. Assim, sendo ativado no segundo semestre de 2017, o recurso atua verificando mais de 100 bilhões de instalações por dia. Logo, você irá pensar duas vezes antes de desinstalar o Google Play Services.

Por fim, como ja alerta o Google, “os apps podem não funcionar caso você desinstale o Google Play Services”. Portanto, o mais recomendado é manter sempre o aplicativo atualizado e, quando necessário, reinstalá-lo para correção de problemas ou bugs. Além dos aplicativos que estão presentes na Play Store, o Google Play Protect também é utilizado para verificar apps de fontes desconhecidas. Nesse caso, lojas de terceiros, como o Aptoide, por exemplo, já declaram que acham essa uma ação abusiva.

No caso dos “irmãos” do Google Play Services, apps como Gmail, Chrome, Drive, YouTube, Mapas, Pesquisa, Android, Fotos e, mais recentemente, Google Docs, possuem mais de um bilhão de downloads na Play Store. E, quando falamos de terceiros, aplicativos como TikTok, Instagram, YouTube, Facebook, Netflix e Dropbox também alcançaram a marca.

Conheça o Waterbuurt, o quarteirão Flutuante de Amsterdã

Matéria anterior

Conheça a inventora de 15 anos que ganhou o título inédito de ‘Criança do Ano’

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.