As pessoas costumam guardar para si ou em objetos alguns segredos nos mais difíceis códigos de serem decifrados que não querem revelar por motivos pessoais ou desconhecidos.

O ser humano usa código para várias coisas, seja para conversar, se comunicar de um jeito diferente, e isso se tornou uma necessidade de esconder o significado do que se está transmitindo há cerca de milhares de anos.

Existem códigos e cifras secretos até mesmo no celular que você carrega no bolso da calça, você sabia? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria sobre os códigos secretos dos celulares que você não conhecia.

Quer saber o que os fabricantes dos aparelhos usam em suas criações? Então confira a matéria clicando neste link (aqui). E até hoje existem códigos e cifras espalhados pelo mundo que a humanidade ainda não conseguiu decifrar.

Nossa redação separou para você alguns códigos e cifras que permanecem com seus segredos escondidos. Confira:

1 - O código do assassino do zodíaco

zodiac-code

Publicidade
continue a leitura

Você consegue decifrar este código? Pois até mesmo a equipe do FBI não conseguiu. Trata-se de um assassino em série dos EUA. O cara enviou três cartas no ano de 1939 a jornais da Califórnia com um código sobre as mortes de suas 37 vítimas.

A polícia do FBI só conseguiu decifrar algumas e o mistério permanece intacta até hoje. O desespero em descobrir o segredo foi tamanho que as autoridades até deixaram as mensagens á disposição da população para que pudessem obter ajuda dos cidadãos.

2 - As fichas de barro dos elamitas

Proto-Elamite-codes

Essa espécie de pedaço de bolacha que você está vendo na imagem não é uma bolacha realmente, trata-se de um código que permanece com segredo não revelado até hoje. Trata-se de uma ficha de barro moldada em uma forma pelos pelos povos elamitas em 3300 aC.

Os elemitas usavam esse tipo de linguagem em barro com forma de representação de serviços e alguns produtos. Historiadores acreditam que o código se referia a algum sistema de contabilidade, além de ser uma evidência histórica sobre a mais antiga prova de um possível sistema numérico.

3 - O código do disco de Phaistos

Publicidade
continue a leitura

1474873126_38fee2392e1

Esse disco com códigos difíceis de serem decifrados foram descobertos em 1903 em Creta e é a inscrição hieroglífica que não é feita em papiro e sim discos de argila. O disco possui quarenta e cinco sinais diferentes e distintos e alinhados na vertical.

Especialistas acreditam que eles podem representar uma palavra, lista de soldados ou algum tipo de conteúdo textual que se refira a algum tipo de ritual.

4 - As cifras secretas do Manuscrito Voynich

bacon-codes-478x800

Publicidade
continue a leitura

Ele foi ilustrado, escrito em cifras e encontrado em uma escola jesuíta no ano de 1912. Algumas teorias apontam que o conteúdo do manuscrito fala sobre ensinamentos místicos e o elixir para a vida, enquanto que outras apontam que o documento exibe a história de um inglês chamado Roger Bacon.

Mas o fato é que vários tentativas para decifrar o manuscrito foram feitas e nenhum resultado foi positivo. A cifra de Bacon, como ficou conhecido, foi submetida a métodos como taquigrafia grega e, mesmo assim, o mistério de seu conteúdo não foi resolvido.

5 - O segredo das cifras de Ricky McCormick

mccormick-codes-640x600

Imagine você ser jogado morto em um campo na região de Missouri e, dois anos depois de sua morte, é que foram surgir pistas sobre a morte. Ricky deixou duas notas cifradas em seus bolso e elas foram as únicas pistas que a polícia teve do paradeiro da morte do rapaz.

São 30 linhas de informação codificada que misturam traços, números e sinais. Segundo a família, o rapaz escrevia em cifras desde o período de sua infância. Nem mesmo os decifradores de códigos do FBI conseguiram achar o significado dessa cifra.

Qual o código ou cifra que você conhece que já considerou como um dos mais difíceis de se decifrar? Mande seu comentário para gente.

Publicado em: 28/12/15 16h03