EntretenimentoFatos Nerd

Artistas mais premiados no Oscar

0

O Prêmio da Academia de Cinema, mais conhecido como Oscar, é uma premiação realizada desde 1929. O evento é o mais famoso e desejado da indústria do cinema de Hollywood. Receber indicações faz com que o artista perceba que a sua atuação foi reconhecida, já ganhar o prêmio de Melhor Atriz/Ator é uma honra e um sonho para várias celebridades.

Veja abaixo a lista dos atores e atrizes que mais foram premiados no Oscar:

1- Katharine Hepburn

Foto: Reprodução

A atriz norte-americana, que faleceu em 29 de junho de 2003 com 96 anos, foi considerada por muitos anos a maior atriz da história do cinema. Hepburn foi indicada 12 vezes ao Oscar e venceu quatro vezes o prêmio de Melhor Atriz, pelos filmes, Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968), Num Lago Dourado (1981), e Manhã de Glória (1933). Ela também foi nomeada pelo American Film Institute como a maior artista feminina de todos os tempos.

2- Daniel Day-Lewis

Foto: AFP

O ator britânico, de 63 anos, é o recordista entre os homens, com seis indicações. Ele levou três vezes o prêmio de Melhor Ator pelo protagonismo em Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). No ano de 2012, a revista Time declarou Day-Lewis como o maior ator do mundo.


3- Maryl Streep

Foto: Reprodução

Considerada pela mídia como a “melhor atriz de todos os tempos”, a norte-americana, de 71 anos, possui o recorde de mais indicações (21) ao Oscar. Ela foi premiada com os filmes A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011). A atriz também recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito, um recorde para a premiação.

4- Jack Nicholson

Foto: Reprodução

O ator norte-americano, de 83 anos, foi nomeado ao Oscar doze vezes e ganhou a categoria de Melhor Ator duas vezes, com os filmes Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor É Impossível (1997). Nicholson também levou para casa a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Laços de Ternura (1983). 

5- Ingrid Bergman

A atriz sueca foi nomeada sete vezes ao Oscar e premiada duas vezes como Melhor Atriz nos filmes A Meia-Luz (1944) e Anastásia (1956), além de ser premiada uma vez como Melhor Atriz Coadjuvante no filme Um Crime No Expresso Oriente (1974). A artista faleceu no dia do seu aniversário, com 67 anos, após lutar por seis anos contra um câncer nos seios.

6- Walter Brennan

Foto: Reprodução

O ator, que faleceu em setembro de 1974, era conhecido por seus papéis coadjuvantes. Na categoria, ele recebeu três prêmios e quatro indicações, sendo um recordista. Os filmes premiados foram Meu Filho É Meu Rival (1936), Kentucky (1938) e A Última Fronteira (1940).

7- Cate Blanchett

Foto: Reprodução

A australiana, de 51 anos, conseguiu a atenção internacional em 1998 como a rainha Elisabeth I da Inglaterra, no filme Elizabeth. Após isso, ela ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em O Aviador (2004) e Melhor Atriz no Oscar com Blue Jasmine (2013). Ao todo, Blanchett foi indicada sete vezes.

8- Michael Caine

Foto: Reprodução

O ator britânico, de 87 anos, é famoso por interpretar Alfred Pennyworth, o mordomo do Batman. O artista venceu duas vezes a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por atuar em Hannah e suas Irmãs (1986) e Regras da Vida (1999). Caine foi indicado para cinco Oscars.

9- Jane Fonda

Foto:  Kevin Winter/Getty Images

A norte-americana, de 83 anos, começou a carreira no cinema em 1960. No ano de 1971, ganhou o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz, pelo filme O Passado Condena (1971). Anos depois, recebeu novamente o prêmio, por sua atuação em Amargo Regresso (1978). Agora, ela protagoniza a série Grace and Frankie, da Netflix.

10- Christoph Waltz

Foto: REUTERS/Danny Moloshok

O artista austríaco, de 64 anos, seguiu a carreira dos avós, que também eram atores. No ano de 2009, participou do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, em que viveu “o caçador de Judeus” e recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2012, fez o filme Django Livre, também de Tarantino, e ganhou novamente a categoria do Oscar.

Fonte: TV Cultura

Por que o ovo de Páscoa é tão mais caro que a barra de chocolate?

Matéria anterior

Raças estranhas de cachorros que desapareceram

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos