• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Assista o vídeo assustador de um teste nuclear dos Estados Unidos

POR Diogo Quiareli    EM História      06/03/18 às 17h14

Vivemos tempos sombrios e de muita violência. Presenciamos diariamente, por meio das redes sociais, diversas imagens da guerra na Síria. Tememos que confrontos assim desencadeiem uma nova Guerra Mundial. Todos nós tememos o uso de armas nucleares, visto que estão entre as que mais matam em massa. Sendo capazes de dizimar uma população inteira, alguns países já realizaram testes desse tipo de bomba. Há alguns anos, diversos vídeos de testes nucleares das décadas de 1950 e 1960 foram divulgados para o público. Entendemos com eles o medo que todos tem quando o assunto é esse.

O último que ganhou visibilidade foi o de um teste chocante de Castle Bravo. Esse ocorreu no Bikini Atoll, no dia 1 de março de 1954. Essa foi a bomba nuclear mais poderosa detonada pelos Estados Unidos, com um rendimento de 15 megatons. Isso equivale a 1000 vezes o poder da bombas de Hiroshima e Nagasaki. O rendimento foi surpreendente, porque previram seis megatons e ela ultrapassou isso. A explosão criou uma bola de fogo de 7,2 quilômetros de extensão. O fogo deixou uma cratera de 2 quilômetros de largura e 70 metros de profundidade, além de uma nuvem que atingiu 14 quilômetros de altitude em cerca de 1 minuto.

A explosão foi tão poderosa que, além de destruir tudo em sua volta, também danificou edifícios que estavam do outro lado da ilha. A detonação liberou uma nuvem que contaminou 18 mil quilômetros quadrados do Oceano Pacífico. Esses perigos acabaram sendo ignorados pelas autoridades. Os residentes dos Atóis Rongelap e Utirik não foram evacuados até duas horas depois e muitos sofreram com doenças causadas pela radiação. Alguns pescadores também tiveram que ser hospitalizados por causa da síndrome causada pela radiação aguda. Trouxemos o vídeo que viralizou para vocês, caros leitores. Sem mais delongas, confiram conosco abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

E aí, o que você achou dessas imagens? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Ifl Science  
Imagens
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+