Curiosidades

Asteroide que passou próximo à Terra é tão grande que tinha sua própria lua

0

Muita gente se sente atraída quando o assunto remete ao espaço. É realmente um lugar cheio de mistérios e que desperta a curiosidade de muitos cientistas e astrônomos espalhados pelo mundo todo. A ideia de que entre luas, asteroides, estrelas e sistemas possa existir vida em outros planetas remonta há muitos anos atrás, e sempre é tema de estudo e pesquisa.

O universo sempre foi um tema de grande interesse para nós. Sua imensidão e todo o desconhecido que o circunda atiçam a curiosidade de todos os cientistas e até mesmo de pessoas que são intrigadas para saber o que tem nesse universo, além de nós. Mas além dessas questões de vida inteligente em outro planeta, o resto do espaço sideral é algo à parte.

A totalidade do espaço ainda não foi entendida, mas existem coisas que os cientistas já conseguiram descobrir, entender, em algum nível, e descrever. Além dos planetas que conhecemos e dos astros que vemos constantemente nos céus, nosso sistema solar está repleto de outros corpos, como asteroides. Um exemplo disso são os asteroides. Eles são corpos rochosos e metálicos que têm uma órbita definida ao redor do sol. Eles fazem parte dos corpos menores do sistema solar e, normalmente, têm algumas centenas de quilômetros.

Asteroides sempre passaram perto do nosso planeta e algumas previsões até falaram que alguns deles poderiam destruí-lo. Alguns deles, de pequeno porte, chegam a entrar em nossa atmosfera e cair em nosso planeta, como um famoso asteroide que caiu na Rússia, em 2013, mesmo sem ter sido detectado por nenhuma agência espacial ao redor do mundo. E outros que já passaram perto de nós tinham formatos estranhos, como um que passou no halloween e que tinha o formato de caveira. Pelo menos a parte de destruição não aconteceu. Mas realmente vários já passaram perto de nós.

Asteroide

Um desses casos aconteceu no sábado. O asteroide é chamado de 1999 KW4 e os astrônomos previram sua passagem pela Terra por volta das 19h05. E o que é interessante a respeito desse asteroide em particular é que ele tem a sua própria lua.

“É um dos flybys binários mais próximos provavelmente na história recente. Isso é o que torna um alvo muito interessante”, disse o cientista planetário, Vishnu Reddy.

Esse asteroide tem 1,5 quilômetros de largura. Esse é aproximadamente três vezes o tamanho da sua lua. Ela está em uma largura de cerca de 0,5 quilômetros. E segundo o Observatório Las Cumbres, o asteroide é ligeiramente achatado nos polos e tem uma crista bastante peculiar.

A colisão com o nosso planeta não foi uma preocupação dos astrônomos. Porque mesmo que ele tenha passado perto de nós, a distância foi mais de quatro milhões de quilômetros de distância. E com essa distância, a colisão não era nem uma das preocupações. Ele nem mesmo chegou a ser possivelmente visto a olho nu.

Ele ficou perto de nós até o dia 27 de maio. Depois disso, ele começou a se afastar da órbita do nosso planeta. Mas seu tamanho e formato geram grandes expectativas para os cientistas. Depois da passagem, que aconteceu no sábado, o par desse asteroide não vai estar tão perto da Terra até 2036.

15 imagens que mostram o antes e depois de quartos de pessoas com depressão

Artigo anterior

7 coisas para saber sobre visitar Marte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido