Ciência e Tecnologia

7 coisas para saber sobre visitar Marte

0

Há um bom tempo, o homem tem olhado para o Sistema Solar em busca de encontrar maneiras de explorá-lo. Algumas pessoas ainda querem ir mais longe, colonizar planetas e, se possível, todo o universo. Com isso, as viagens espaciais fizeram um grande progresso ao longo dos anos.

Apenas alguns anos atrás, o homem dava seus primeiros passos sobre a Lua. Cinquenta anos depois, planos para enviarem os seres humanos à Marte em um futuro não muito distante, começam a se desenvolver. Segundo informações da Agência Espacial Americana, a NASA, eles planejam enviar humanos para Marte até 2033.

Pensando nisso, hoje, listamos para vocês algumas das coisas que você precisa saber caso queira ser um dos visitantes do planeta vermelho. Confira!

1 – Marte pode ser vulcanicamente ativo

Um novo estudo sugeriu que Marte ainda pode ser vulcanicamente ativo. Um lago de água líquida está localizado sob o gelo sólido no Polo Sul marciano e mede cerca de 20 quilômetros de largura. Novas teorias propõem um novo olhar sobre o motivo da água permanecer líquida em uma região tão fria. No novo estudo, os pesquisadores concluíram que o sal e a pressão não poderiam impedir que a água se congelasse e que a atividade vulcânica era o motivo da água permanecer em estado líquido.

Ainda segundo as pesquisas, o magma do interior do planeta chegou à superfície há cerca de 300 mil anos. Porém, ao invés de romper na superfície do planeta, ele permaneceu em uma câmara de magma sob o Polo sul. Quando ela esfriava, liberava uma quantidade de calor suficiente para derreter a água sob a camada de gelo polar. Acredita-se que esse calor ainda é liberado lentamente hoje.

2 – Fontes escassas de comida

Todos nós precisamos comer e cultivar alimentos. E em Marte, isso seria algo muito difícil. Seriam necessários centenas de canos para que a agricultura pudesse ser conduzida sem estufas de proteção. O solo contém percloratos, que são produtos químicos que precisariam ser removidos antes que qualquer planta pudesse ser cultivada.

3 – Trajes especiais permanentes

Por toda viagem, todos aqueles que visitassem Marte precisariam usar trajes especiais o tempo todo. O planeta não é nem de longe adequado para a vida humana. O ar rarefeito, com muito dióxido de carbono e a falta de oxigênio fariam tudo ficar ainda mais complicado. Além do mais, as temperaturas no inverno podem chegar a -132ºC.

4 – Uma civilização humana pode não ser algo simples de acontecer

Muito se fala sobre uma possível colonização do Planeta Vermelho. Muito sonham com um dia em que as pessoas poderão viver em Marte. No entanto, isso pode não ser tão fácil quanto parece. Para termos uma noção, apenas a falta de atração gravitacional e a alta quantidade de radiação seriam suficientes para matar um bebê na barriga de sua mãe.

5 – Longas tempestades de areia

Marte é muito conhecido por suas enormes tempestades de areia. Algumas são tão grandes que podem ser vistas de telescópios daqui da Terra. Elas inclusive podem cobrir áreas do tamanho de continentes e podem durar várias semanas. Além do que seus ventos podem atingir cerca de 96 km/h. Aproximadamente, a cada três anos, uma gigantesca tempestade de areia cobre todo o planeta. Elas são conhecidas como “tempestades de areia globais”.

6 – O terreno acidentado

O terreno extremamente acidentado e rochoso de Marte pode causar diversos problemas em espaçonaves, bem com para os visitantes do planeta. Marte é coberto por rochas, cânions, vulcões, crateras e leitos de lagos secos. Além de toda poeira cobrindo grande parte da superfície.

7 – Problemas de saúde mental e física

Além do terreno, as congelantes temperaturas e as tempestades de areia, as pessoas ainda teriam de se preocupar com problemas de saúde que poderiam se desenvolver. Sejam eles físicos ou de saúde mental. Campos gravitacionais diferentes do que estamos habituados podem afetar nossa orientação espacial, equilíbrio, mobilidade. Além de enjoos, problemas de coordenação entre olho-mão e cabeça-olho.

Sem mencionar que estar confinado em um planeta despovoado, longe de todos aqueles que amamos, por vários meses ou anos, seria algo mentalmente perturbador. Logo, diversos problemas em relação à saúde mental poderiam se desenvolver.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Asteroide que passou próximo à Terra é tão grande que tinha sua própria lua

Matéria anterior

Novo jogo dos Vingadores será revelado em conferência da E3

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.