• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Asteroide em forma de caveira passará pela Terra

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/10/18 às 15h28

Asteroides sempre passaram perto do nosso planeta e algumas previsões até falaram que alguns deles poderiam destruí-lo. Esse, em particular, tem um formato bem sugestivo, uma caveira.
Ele já passou perto da Terra e passará mais uma vez no dia 11 de novembro. Com cerca de 625 metros de largura, o asteroide de caveira sorridente, cujo nome oficial é 2015 TB145, foi descoberto em 2015, quando passou a 486.000 quilômetros da Terra bem no dia das bruxas.

Segundo a NASA, a passagem de agora do asteroide não será tão próxima. Ele passará a 38 milhões de quilômetros da Terra que é um quarto da distância do nosso planeta ao sol. Depois disso, a caveira só voltará a se aproximar de nós em 2082. A órbita do asteroide fará com que ele passe mais perto de Vênus e Mercúrio em 2024, 2028 e 2037.

Descoberta

Quando os cientistas o descobriram no espaço, tiraram várias fotos. Elas mostram uma rocha quase esférica com entalhes que se assemelhavam a cavidades oculares e uma abertura no nariz, de alguns ângulos. E como ele passou por aqui durante o Halloween ficou conhecido como caveira.

Ele não alterou a Terra quando apareceu em 2015 e também não alterará em nada em sua aparição agora em novembro. Segundo a NASA, a órbita e a velocidade desse asteroide sugerem que ele seja um cometa morto.

Visitas

Os cientistas dizem que outros asteroides passarão mais perto do nosso planeta nos próximos anos. Thomas G. Müller, do Instituto Max Planck na Alemanha, fala que um asteroide chamado 1999 AN10 passará a 299.196 quilômetros da Terra em 7 de agosto de 2027.

Em 2029, o asteroide chamado 99942 Apophis passará no dia 13 de abril a 37.200 quilômetros de nós. Esse distância equivale a cerca de um décimo da distância entre a Terra e a lua.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens Terra Apolo11
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+