Curiosidades

Astrofísica diz que é provável que nós possamos viajar por buracos de minhoca

0

Para aqueles que sonham com a possibilidade dos seres humanos se tornarem um dia uma espécie interestelar, temos uma boa notícia. Alguns conceitos teóricos propostos por cientistas indicam que viagens interestelares podem ser possíveis um dia. Um desses conceitos mais populares é a ideia de um buraco de minhoca.

Ao longo das últimas décadas, a comunidade científica muito tem falado sobre os buracos de minhoca. Até porque, eles, supostamente, são o que o temos de mais próximo do teletransporte. Isso porque acredita-se que, ao entrar em um deles, podemos sair em qualquer canto do universo.

Eles também são chamados de pontes teóricas e conectam pontos distantes no espaço-tempo. E para muitas pessoas, os buracos de minhoca estão relacionados aos filmes mais loucos de ficção científica. No entanto, assim como outras tecnologias vistas nesse tipo  de filme que se tornaram realidade, parece que a viagem através de buracos de minhoca pode ser que se torne realidade.

Além do mais, os buracos de minhoca são notavelmente instáveis. Mesmo quando um minúsculo fóton o atravessa, o túnel espacial se colapsa mais rápido do que a velocidade da luz. Porém, os cientistas acreditam que há uma maneira para fazer isso funcionar.

Pesquisa

Nos últimos anos, os cientistas conseguiram fazer progressos significativos para dar sentido a esses túneis de dobra hipotéticos. De acordo com a astrofísica, Andreea Font, da Liverpool John Moores University, ela aponta em seu novo estudo que parece cada vez mais provável que as pessoas reais possam um dia viajar pelos buracos de minhoca.

Se as previsões de Font estiverem realmente certas, isso pode significar que um dia será possível viajar mais rápido do que a luz. Ou até mesmo através do tempo.

Claro que existem várias questões relacionadas a essa possível viagem. Principalmente porque a pesquisa existente a respeito de buracos de minhoca é muito mais teórica do que prática como certamente é de se esperar.

Um exemplo apontado por Font é que seria preciso uma coisa chamada energia negativa para esticar um buraco de minhoca aberto o suficiente para que uma espaçonave pudesse viajar. No entanto, somente quantidades minúsculas de energia negativa conseguiram ser geradas em laboratórios.

Em teoria essa viagem pelos buracos de minhoca é sim possível. Contudo, a tecnologia que nós temos a nossa disposição, atualmente, não faz com que isso seja possível na prática. O que quer dizer que a esperança fica para o futuro quando a tecnologia estiver mais avançada e possa fazer coisas que hoje os cientistas não conseguem.

Viagem

Entretanto, a onda recente de pesquisas a respeito dos buracos de minhoca sugerem que as coisas que hoje em dia parecem impossíveis, nem sempre continuam fora do alcance.

Font diz que conforme mais cientistas publicarem seus trabalhos a respeito de estruturas cósmicas exóticas e a possibilidade de viajar por elas, o conhecimento a respeito disso se ampliará. E quem sabe, nós caminhemos para um lugar mais próximo de tornar a teoria realidade.

“Os buracos de minhoca ainda estão no reino da imaginação. Mas alguns cientistas acham que logo seremos capazes de encontrá-los também”, disse Font.

Ossos encontrados podem ser do maior dinossauro de todos os tempos, segundo cientistas

Matéria anterior

Esse homem injetou chá de cogumelo em suas veias e fungos nasceram dentro dele

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar