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Avião estranho em forma de ”V” projetado por estudante gasta 20% menos combustível

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Um dos grandes fatores que contribuem para poluição são as viagens de avião. Essa é considerada uma das formas de viajar mais prejudiciais ao meio ambiente. Apesar das diversas alegações sobre seu trabalho ecológico, além de refutar os malefícios causados pelas aeronaves, a grande maioria das empresas de aviação ainda terão um longo caminho a percorrer quando se trata de sustentabilidade.

Na verdade, a única maneira mais sustentável de viajar de avião para grande maioria das pessoas é não voar. No entanto, nem sempre o caminho a ser percorrido permite escolhermos outras formas deslocamentos a não ser pelo ar. Entretanto, com a velocidade com que as coisas têm evoluído, certamente encontraremos uma solução para o problema.

Gibson Flying-V

Uma boa notícia é que os engenheiros da Universidade Técnica de Delft (TU Delft, na sigla em inglês), na Holanda, já estão trabalhando duro para que isso possa acontecer em breve. Um novo modelo de avião está sendo desenvolvido pela equipe de engenharia aeroespacial e poderá mudar a forma como viajamos de avião para sempre. O projeto conta com a ajuda de uma companhia de aviões holandeses chamada KLM. A empresa está contribuindo para a pesquisa do novo protótipo que está sendo construído na própria TU Delft.

O primeiro protótipo da aeronave foi desenvolvido pela estudante da Universidade Técnica de Berlin, Justus Benad. O jovem criou o conceito de seu projeto pensando nos possíveis designs de aeronaves no futuro. A nova aeronave levará o mesmo nome da icônica guitarra elétrica desenvolvida pela marca de instrumentos musicais Gibson, em 1958, a Gibson Flying-VGrandes nomes da música como Jimi Hendrix, Brian May (Queen) e Keith Richards (Rolling Stones) utilizam a famigerada guitarra.

De acordo com os seus desenvolvedores, o novo modelo de avião poderá ser capaz de economizar cerca de 20% de combustível devido a sua aerodinâmica. O que é algo extremamente importante para o meio ambiente, se considerarmos que a aviação atualmente contribui cerca de 2,5% das emissões globais de CO2.

Novos ares

Ela ainda será capaz de transportar aproximadamente 314 passageiros. O formato em V escolhido para o avião permite uma redução de seu peso, quando a comparamos com um Airbus A350. Seus assentos ficarão dispostos nas asas junto com tanques de combustível e o porão de cargas. Mesmo ele não sendo tão longo quanto o A350, a aeronave possui a mesma envergadura. Isso significa que não será necessário formas na infraestrutura existente nos aeroportos.

“Estamos extremamente satisfeitos em poder cooperar com nosso parceiro de confiança KLM em nossa missão combinada de tornar a aviação mais sustentável”, disse o reitor da Faculdade de Engenharia Espacial da TU Delft, Henri Werij. “Projetos de aeronaves radicalmente novos e altamente eficientes em termos energéticos, como o Flying-V, são importantes nesse aspecto, assim como novas formas de propulsão. Nosso objetivo final é o de voo livre de emissões. Nossa cooperação com a KLM oferece uma tremenda oportunidade para trazer uma mudança real”.

Acredita-se que o primeiro voo teste deve acontecer em setembro deste ano. No entanto, a aeronave real só deverá ser lançada em torno do ano de 2040.

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