• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Chile dá exemplo e transforma 1 milhão de hectares em parques ecológicos

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      08/03/19 às 14h04

No dia 29 de janeiro de 2018, a então presidente chilena, Michele Bachelet, assinou um decreto oficializando a criação de uma rede de parques chamados Parques Nacionais da Patagônia, para que dessa forma sejam preservados o ecossistema e para que o ecoturismo seja incentivado no país.

O projeto uniu forças do governo chileno e de uma ONG chamada Tompkins Conservation, que doou mais de 400 mil hectares para a iniciativa. Por parte do governo local, foram doados outros 900 mil hectares para tornar tudo possível.

A união preserva

Dessa união nasceram oficialmente dois novos parques nacionais, o Pumalín e o Patagônia Park. Outros três parques tiveram suas áreas estendidas. Mais dois outros parques estavam nos planos para serem inaugurados com a parceria.

Segundo o que informou Bachelet, a Rede de Parques Nacionais agora é formada por mais de 1 milhão e 300 mil hectares. Isso faz com que o Chile tenha aproximadamente 80% de seu território protegido. O que, na prática, aumenta os níveis de preservação das espécies que compõem sua fauna e flora e que vivem nesse lugares, agora, considerados Áreas Silvestres Protegidas.

Outra estratégia é a educação ambiental com atividades direcionadas para isso, de modo que as áreas onde a visitação do homem será permitida não sejam impactadas por suas ações.

A preocupação com o meio ambiente é um fator que sempre foi importante para os fundadores da Tompkins Conservation. Na década de 1960, o estadunidense Douglas Tompkins fundou a empresa The North Face, especializada em equipamentos de camping e roupas esportivas. Além da marca de roupas Esprit.

Ambas foram vendidas, uma em 1969 e a outra em 1989, devido as preocupações com as questões dos impactos ecológicos que a indústria da moda ocasionam. Assim, Douglas decidiu que investiria seu tempo e dinheiro ajudando na preservação do meio ambiente, em especial na Patagônia.

Douglas comprou diversos terrenos no Chile. Tal atitude chegou a gerar um certo desconforto na população. Algum tempo depois, o estadunidense e sua esposa, Kris, fundaram a Tompkins Conservation. As boas intenções da família Tompkins, e consequentemente de sua ONG, parecem ter ficado claras após a doação feita por Kris, que assumiu a liderança da ONG após a morte de Douglas em 2015.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Hypeness  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+