Entretenimento

Banana melhora o sono e ajuda a liberar o hormônio da felicidade

banana
0

A banana é uma fruta amplamente consumida pelo brasileiro. O Brasil é o quarto maior produtor mundial da banana, que é a fruta mais produzida no mundo e a segunda mais consumida. A fama dessa fruta está ligada aos diversos benefícios que ela oferece para a saúde, além de ser muito saborosa.

As vantagens do consumo da banana, que é rica em vitaminas e minerais, vão desde o fornecimento de energia ao corpo até o auxílio na produção de serotonina (conhecida como hormônio da felicidade), que é responsável por regular o ritmo cardíaco, o sono, o apetite e o humor. Confira, abaixo, os principais benefícios da banana ao corpo humano.

Melhora da pele

A alta quantidade de fibras e de vitamina B6 encontrados na casca da banana, aliados ao potássio presente na fruta, ajudam a hidratar e a diminuir manchas na pele.

Pixabay

Auxílio na produção de massa magra

Tudo vai depender da quantidade consumida, mas o alto índice glicêmico é ótimo para a produção de massa magra e funciona bem como pré-treino. Além disso, a banana aumenta a sensação de saciedade por ser rica em fibras.

Fortalecimento das articulações

Por causa do potássio, do cálcio e do magnésio, a banana é boa para as articulações, evitando cãibras e reduzindo as dores musculares. Sem contar que a fruta ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo de todo o organismo.

Liberação do “hormônio da felicidade”

A banana tem triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na produção de serotonina. Por isso, a fruta apresenta benefícios para questões emocionais e intelectuais, melhorando o humor, regulando o sono e a temperatura corporal.

Pixabay

Regulação do intestino

A fruta pode ajudar a regular o intestino, principalmente em casos de diarreia, já que ela reequilibra a flora intestinal e ajuda na manutenção da integridade da mucosa intestinal (a parede interna dos intestinos). No entanto, é necessário se atentar para o tipo que se consome, já que a banana prata pode apresentar um efeito constipante. Em pessoas que apresentam prisão de ventre, o interessante é optar por outras variedades de banana.

Redução da pressão arterial

Por conta de dois minerais específicos, o magnésio e o potássio, a banana ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que, consequentemente, reduz a pressão arterial.

Fortalecimento do sistema imune

A banana é rica em vitamina C (um potente antioxidante) e vitamina B6, que favorece a formação de anticorpos e de células de defesa. Por esse motivo, o consumo regular da fruta pode contribuir para o aumento da imunidade.

Pixabay

Prevenção do envelhecimento precoce

A banana auxilia na formação de colágeno, além de ser rica em antioxidantes e favorecer a cicatrização, o que combate o envelhecimento e mantém pele e unhas saudáveis, por exemplo.

Controle do colesterol

Por ser rica em fibras, a banana diminui a absorção de colesterol a nível intestinal, o que ajuda no controle da gordura corporal e, consequentemente, ajuda a manter a boa saúde do coração e diminui o risco de infarto. O potássio também auxilia nessa questão, já que ele regula os batimentos cardíacos e controla os efeitos do sódio no organismo. Sendo assim, o consumo da fruta contribui, também, para a prevenção da hipertensão, que é um dos fatores de risco para infarto e doenças cardíacas.

Melhora das funções cerebrais

Por conta do triptofano, o consumo de banana ajuda nas atividades do cérebro, como raciocinar, memorizar e manter a concentração. A ingestão adequada da fruta também reduz o risco de acidente vascular cerebral, conhecido como derrame.

Contribui para uma boa visão

A vitamina A e a vitamina C, ambas encontradas na banana, fazem muito bem para a saúde dos olhos. Uma alimentação carente de vitamina A pode causar um problema ocular chamado nictalopia, conhecido como cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes com baixa luminosidade.

Fonte: Globo Rural

Pousada em Santa Catarina recria Vila do Chaves

Artigo anterior

Pesquisa brasileira aponta avanços em anticoncepcional masculino

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido